Vereadores homenageiam D. Ercílio Turco e padres Fábio, Daniel e João Carlos com Título de Cidadão Itapeviense

A homenagem ocorreu por ocasião da visita de Nossa Senhora Aparecida Peregrina à Paróquia São Judas Tadeu, na noite de sábado, dia 31 de agosto.

Os vereadores Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Cláudio André Lopes (Tico), Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi) e José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia) aproveitaram a visita de Nossa Senhora Aparecida Peregrina a Itapevi para homenagearem o Bispo Diocesano Dom Ercílio Turco com entrega do Título de Cidadão Itapeviense. A homenagem ocorreu na noite de sábado, dia 31 de agosto, após a missa celebrada na Paróquia São Judas Tadeu, ocasião em que também foram entregues os títulos de Cidadão Itapeviense aos padres Fábio Rosário dos Santos, Daniel Vitor Cardoso Rodriguês e João Carlos dos Santos.

Também participaram da homenagem o prefeito Jaci Tadeu da Silva, o vice-prefeito Fláudio Azevedo Limas, secretários e autoridades municipais e os ex-vereadores Igor Soares, Lino Batista e Adilson Peres, além do padre Ely Rosa e o missionário redentorista, padre Geraldo Rodrigues.

Apesar da prerrogativa enquanto presidente do Legislativo, Prof. Paulinho cedeu a palavra ao vereador Bruxão do Táxi, que enalteceu o relevante trabalho realizado pelos religiosos na cidade: “Este pequeno gesto da Câmara de Itapevi demonstra o nosso grande apreço e gratidão pelo exemplo e dedicação com o qual os senhores trataram a nossa cidade”, afirmou Bruxão.

Falando em nome dos padres, D. Ercílio agradeceu a homenagem ressaltando a ótima relação tanto com a Câmara Municipal quanto com a Prefeitura: “Eu vou exercer a minha cidadania através dos padres Fábio, Daniel e João Carlos. Eu sempre os oriento a serem bons cidadãos, participando ativamente da vida da cidade”, disse D. Ercílio.

Histórico – D. Ercílio Turco nasceu em Campinas/SP, a 13 de março de 1938. Foi ordenado sacerdote em 1963 por D. Paulo de Tarso Campos, à época Arcebispo Metropolitano de Campinas. Em 1971 foi transferido para a Paróquia em Valinhos/SP, onde atuou como pároco até 1981.

Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira/SP, sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas. Preocupado com a formação dos seminaristas, em 1º de março de 1991, criou de acordo com as normas do Direito Canônico, a Ano Propedêutico.

Por fim, em 24 de abril de 2002, foi transferido pelo Papa João Paulo II para a Diocese de Osasco/SP, aonde vem atuando com empenho e dedicação, dando continuidade ao trabalho na Diocese de Osasco, implantando serviços de grande valia na comunidade católica da região.