Vereadores da Comissão de Direitos Humanos lamentam dados do Anuário de Segurança Pública

Os parlamentares solicitaram reunião com representantes da FBSP para avançar o as ações de combate ao racismo e a homofobia em Itapevi

Os vereadores que integram a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Itapevi lamentaram os dados divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, reunidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O documento comprova o aumento do número de registros dos crimes de injúria racial, racismo e homofobia ou transfobia no Brasil em 2022, quando comparado com o ano anterior.

Segundo os dados apurados pelo FBSP, os registros de racismo saltaram de 1.464 casos, em 2021, para 2.458, em 2022. No ano passado, o índice nacional foi de 1,66 casos a cada 100 mil habitantes, uma alta de 67% em relação a 2021. Os Estados com as maiores taxas são Sergipe (4,8), Amapá (5,2) e Rondônia (5,8 casos a cada 100 mil habitantes).

Em 2022, o crime de racismo por homofobia ou transfobia teve 488 casos registrados no país, alta de 162 casos, quando comparado a 2021. A taxa nacional por 100 mil habitantes em 2022 ficou em 0,44. As unidades federativas com as maiores taxas foram Goiás (0,9), Rio Grande do Sul (1,1) e Distrito Federal (2,4).

Os casos de injúria racial também cresceram no país. Em 2021, foram 10.814 casos e, em 2022, 10.990. A taxa em 2022 ficou em 7,63 a cada 100 habitantes, 32,3% superior à do ano anterior (5,77).

O vereador e presidente da comissão de direitos humanos, Aparecido (Podemos), explicou que os dados do anuário refletem uma triste realidade do país. “O combate ao racismo e a homofobia ocorrem em várias frentes no Brasil, mas ao olhar os dados do anuário, vemos que ainda tem muito o que ser feito para reverter esse quadro. Em Itapevi, vamos tentar uma reunião com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública para avançarmos nesse combate em nossa cidade, pois não podemos aceitar que esses dados sigam em alta no Brasil”.

Os parlamentares protocolaram um pedido de reunião com representantes do FBSP para entender melhor o documento e buscar soluções para o município. O ofício foi assinado pelos vereadores: Aparecido (Podemos), Casão” (Republicanos), Bruxão Cavanha (PL), Tininha (PSD) e Mariza Borges – (Podemos).