Câmara declara apoio ao aleitamento materno

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

A Câmara de Itapevi, por meio das comissões permanentes e de Fiscalização e Controle; Ordem Social e Direitos Humanos, reafirma o seu apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno, conhecida como “Agosto Dourado.”

A intenção dos vereadores das comissões é ampliar o debate sobre a importância da amamentação para o bebê e a mãe no município. Segundo dados do Ministério da Saúde, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade infantil, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.

Nos Brasil, as ações de conscientização foram instituídas pela Lei 13.435/17.

Sobre o Agosto Dourado

A campanha foi criada nos Estados Unidos, em 1991, por uma iniciativa conjunta da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A cor “dourada” foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante a primeira semana do mês, há intensificação nas ações, em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com ações de conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.

Para o ano de 2023, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) traz como tema da campanha “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, cujas metas estão em informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e à paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e as organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre as ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

Fonte: Agência Câmara, Ministério da Saúde, WABA