Vereadores cobram explicações da CPTM

Os vereadores da Câmara aprovaram um requerimento na última sessão ordinária, dia 29, solicitando informações sobre as obras da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no trecho Itapevi-Amador Bueno, da Linha 8-Diamante. O requerimento foi apresentado pela bancada do PT, composta por Fláudio Azevedo Limas, Cláudio Dutra Barros e Adilson Peres, mas foi prontamente subscrita pelos demais vereadores. De acordo com a justificativa apresentada, a população da região está reclamando da desativação da estação CimenRita que ficava entre as estações Santa Ria e Ambuitá.

Iniciada em maio de 2010, a conclusão da reforma promovida no trecho estava prevista para meados deste ano, o que não ocorreu. “A principal reclamação se refere à desativação da estação Cimenrita e mudança de local da estação Santa Rita, o que está causando a depreciação dos imóveis. Queremos saber se existem estudos referentes ao prolongamento da Avenida Pantalena até a estrada de Araçariguama, paralelamente à linha férrea e atravessando o bairro de Ambuitá”, informou o vereador Fláudio.

Adilson Peres endossou o pedido de informações sobre a possibilidade de implantação de um novo viaduto interligando a Avenida Pantalena à rodovia Renê Benedito Silva, na altura do mercado Paraná. “Isso vai possibilitar o acesso dos moradores locais aos bairros Jardim Santa Rita, Vila Santa Rita, Jardim Marina, Jardim Itacolomi e Jardim Sorocabano”, explicou.

Segundo informações veiculadas na imprensa regional, após o fim da obra quem utilizava a estação Cimenrita terá de pagar por um ônibus municipal cuja tarifa é de R$ 3,00 para chegar ao trem. “A população que vai para Osasco e São Paulo terá que pagar o ônibus até o trem, gastando mais tempo e dinheiro. O bairro vai ficar isolado”, reclamou o aposentado José Augusto, que mora no Jardim Sorocabano.

O vereador Igor Soares usou a palavra para acrescentar um pedido ao presidente da Câmara, Luciano de Oliveira Farias (Bolor), propondo que fosse convocado um representante da CPTM para fornecer as explicações necessárias: “Eu pessoalmente já solicitei informações à CPTM, que nem se deu o trabalho de responder”, comentou.

Já o vereador Marcos Godoy (Teco) aproveitou para direcionar o pedido de informações também ao deputado estadual João Caramez: “Senhor deputado, os moradores do Santa Rita precisam de uma resposta”. Teco também cobrou um posicionamento do vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, que é titular da Secretaria Municipal de Planejamento: “O vice-prefeito acompanhou o projeto desde o início e não considerou nas conseqüências que prejudicariam o povo”, ressaltou.