Thiaguinho assume presidência do Parlamento Oeste demonstrando força e unidade

A Câmara Municipal de Barueri foi sede nesta quarta-feira, dia 19 de abril, da solenidade de posse da Diretoria da Câmara Técnica do Parlamento Oeste, órgão ligado ao Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo). O vereador Thiaguinho Silva, presidente da Câmara de Itapevi, assumiu a presidência, tendo como vice o vereador Rodrigo Brito, presidente da Câmara de Pirapora do Bom Jesus.

Em seu discurso, Thiaguinho Silva defendeu a unidade em torno de uma pauta comum entre as doze cidades da região: “Peço a todos que se unam a nós em prol de um objetivo comum e levar a demanda de nossas cidades de forma mais organizada até as autoridades competentes”, afirmou Thiaguinho Silva, acrescentando: “Temos muitas ideias que intencionamos colocar em prática, e isso será possível com o serviço de muitas mãos e sob a tutela do Cioeste, o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica”.

De acordo com o presidente Thiaguinho Silva, as primeiras ações reivindicadas pela Câmara do Parlamento Oeste incluem a abertura dos prontos-socorros dos hospitais estaduais à municipalidade; maior cuidado nas divisas das cidades; mais segurança nas estradas sob a responsabilidade do DER – Departamento de Estradas de Rodagem; mais vagas no CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde); e implantação de lixão regional.

A solenidade de posse foi comandada pelo o prefeito de Vargem Grande Paulista e presidente do Cioeste, Josué Ramos, com o apoio do secretário executivo Jorge Lapas, e reuniu várias autoridades e os presidentes das doze Câmaras Municipais: Araçariguama (Marco Dal Bello), Barueri (Toninho Furlan, representado pelo vereador Levi Janio), Cajamar (Clebinho), Carapicuíba (Ronaldo Souza), Cotia (Marcinho Prates), Itapevi (Thiaguinho Silva), Jandira (Silvio Cabeleireiro), Osasco (Carmônio Bastos), Pirapora do Bom Jesus (Rodrigo Brito), Santana de Parnaíba (Vicentão, representado pelo vereador Silvinho Filho), São Roque (Rafael Tanzi) e Vargem Grande Paulista (Djalma Lima de Oliveira).

As cidades que integram o Cioeste e o Parlamento Oeste contribuem com aproximadamente 3% do PIB Nacional e 10% do PIB estadual, consolidando-se como o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica.

Parte dos municípios na área de abrangência ficam dentro da Grande São Paulo. Essa região conta com mais de três milhões de habitantes distribuídos em uma área superior a 1.000 km², e concentra 47% de todo o eleitorado do estado de São Paulo, o que lhe confere grande importância no cenário eleitoral paulista.