Rubens Figueiredo provoca reflexão sobre a felicidade e a angústia de ser brasileiro

Na última quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Câmara Municipal de Itapevi foi palco de uma profunda reflexão sobre a identidade nacional e as nuances que permeiam o sentimento de felicidade entre os brasileiros. A aula magna intitulada “Felicidade e angústia de ser brasileiro” foi proferida pelo cientista político Rubens Figueiredo, em um evento organizado pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza.

Rubens Figueiredo, bacharel em Ciências Sociais e pós-graduado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), trouxe à tona questionamentos profundos sobre a percepção de felicidade em uma sociedade marcada por contrastes e desafios. Com uma análise multidimensional, Figueiredo explorou diversos aspectos sociológicos, culturais, econômicos, políticos, fiscais e burocráticos que influenciam a avaliação da felicidade.

O expositor destacou que, apesar da subjetividade do conceito, pesquisas sobre o tema conseguem mensurar dados que se tornam objetivos. No entanto, a desigualdade social se apresenta como um obstáculo à compreensão plena da felicidade, evidenciando a disparidade entre os estratos da sociedade brasileira.

Dados alarmantes sobre a realidade brasileira foram apresentados, como a disparidade de renda, a precariedade educacional e os altos índices de violência. Figueiredo ressaltou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e ocupando a 38ª posição no ranking mundial da felicidade.

No entanto, mesmo diante desses desafios, Figueiredo enfatizou o caráter esperançoso e peculiar do povo brasileiro. Com sua criatividade, afetividade e capacidade de improviso, os brasileiros enfrentam as adversidades com leveza e resiliência, mantendo uma concepção única de felicidade.

Perfil:
Rubens Figueiredo, além de sua formação acadêmica sólida, possui uma vasta experiência como consultor e analista político. Com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente, Figueiredo tem contribuído significativamente para o entendimento da realidade política e social do Brasil. Sua participação em diversos órgãos e instituições, assim como sua atuação como comentarista e colaborador em diferentes veículos de comunicação, demonstram seu compromisso com o debate público e a construção de uma sociedade mais democrática e justa.