Proposta campanha de diabetes e hipertensão avança na CJR

Na reunião desta terça-feira, 29, os vereadores da Comissão de Justiça e Redação (CJR) aprovaram o projeto de lei 142/2023, que pode instituir campanha preventiva, permanente, de diabetes e hipertensão arterial em Itapevi.

A justificativa do PL destaca que a hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, entre outras complicações. Sobre o diabetes, é ressaltado que o diabetes é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo.

Segundo a proposta, a prefeitura ficará autorizada a realizar campanha de diabetes e hipertensão arterial nos limites do município. Além de poder firmar parcerias ou convênios para realizar a ação nos limites da cidade.

Após a aprovação, o PL segue para apreciação dos parlamentares nas comissões de Finanças e Orçamento e Ordem Social.

Hábitos saudáveis

Para o Ministério da Saúde, o incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Ministério da Saúde. Com esse propósito, a pasta lançou, em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira. Reconhecida mundialmente pela abordagem integral da promoção à nutrição adequada, a publicação orienta a população com recomendações sobre alimentação saudável e para consumir alimentos in natura ou minimamente processados na base da alimentação.

A Pasta também conta com a plataforma Saúde Brasil, que apresenta textos, vídeos e infográficos voltados exclusivamente à adoção de hábitos saudáveis, com base em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter peso saudável; eu quero me alimentar melhor e eu quero me exercitar.