Maioria feminina na Mesa Diretora é destaque na imprensa

Eleição das vereadoras Tininha (PSD), Professora Camila Godói (PSB) e Mariza (Pode) para ocuparem, respectivamente, as 1º, 2º e 3º secretarias da Mesa Diretora da Câmara Itapevi, biênio 2021/2022, é destaque no site jornalístico Web Diário.

As parlamentares foram eleitas após a sessão de posse do dia 1º de janeiro. Em 15 legislaturas, essa é a primeira vez que a Casa de Leis terá três mulheres na composição da mesa diretora.

Atribuição das secretarias da mesa

A 1ª secretaria da mesa é responsável por realizar a chamada dos parlamentares nos casos previstos no Regimento Interno; fazer a leitura da matéria constante do expediente e despachá-la; assinar, depois do Presidente, a Emenda à Lei Orgânica do Município, as Resoluções, Decretos Legislativos, Autógrafos, Atos, Decisões da Mesa e Portarias, bem como as atas das sessões; decidir, em primeira instância, recursos contra atos da direção geral da Secretaria; inspecionar os trabalhos da Secretaria e fiscalizar as despesas; colaborar com a Presidência no cumprimento do Regimento Interno; encaminhar os pedidos de informações,  fiscalizar a redação da Ata da sessão ou sessões anteriores, bem como proceder a sua leitura.

São atribuições da 2ª secretaria ler o trecho bíblico no início das sessões, fiscalizar a organização da folha de frequência dos Vereadores e assiná-la, auxiliar a 1ª secretaria nas atribuições previstas no inciso V do artigo anterior e assinar, depois do Primeiro Secretário, a Emenda à Lei Orgânica do Município, as Resoluções, Decretos Legislativos, Autógrafos, Atos e Decisões da Mesa, bem como as atas das sessões. Enquanto a 3ª secretaria compete auxiliar as demais secretarias.