Escola do Parlamento conquista principais prêmios do 35° Encontro da ABEL

0
259

 

A Escola do Parlamento “Dr. Osmar de Souza”, da Câmara Municipal de Itapevi, conquistou quatro dos seis prêmios no 35° Encontro da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), que aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio, em Belo Horizonte (MG). Dentre as iniciativas premiadas, três são de 2020: o programa de pós-graduação em Ciência Política; a Revista do Parlamento de Itapevi Democracia e Cidadania; e o Manual de Acessibilidade. Em 2021, o reconhecimento veio em virtude das “lives” voltadas para a educação e formação dos servidores públicos.

“Nossa Escola se consolida como referência nacional, graças ao empenho de uma equipe comprometida em cumprir sua missão primordial, que é ser o agente da inclusão do cidadão e sua transformação pela educação para a cidadania”, afirmou o diretor geral Dr. Roberto Lamari.

De acordo com o presidente da Câmara de Itapevi, Professor Rafael Alan de Moraes Romeiro, a Escola do Parlamento merece todo elogio pelo trabalho que vem realizando nesta busca de aprendizagem e conhecimento. “Todos estão de parabéns neste esforço conjunto para aproximar o poder legislativo da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes em parceria com pesquisadores, docentes e especialistas”, reconheceu.

O Encontro integra a programação comemorativa dos 30 anos da educação legislativa no Brasil, instituída com a criação da Escola do Legislativo da ALMG, em 1992. E é por essa razão que ele ocorre na capital mineira com ampla programação visando a melhoria permanente dos cursos oferecidos pelas escolas mantidas por Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Conheça os prêmios conquistados pela Escola de Parlamento de Itapevi

1)            PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. Categoria: Educação Legislativa (formação e qualificação de servidores públicos). O objetivo foi a difusão do conhecimento acadêmico em nível mais aprofundado, com ênfase na Ciência Política, revelando-se um programa pioneiro de Pós-Graduação na modalidade lato sensu, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política – FESP.

2)            REVISTA DO PARLAMENTO DE ITAPEVI DEMOCRACIA E CIDADANIA. Categoria: Portal (plataforma institucional online de dados e informações públicas). A missão da Revista Parlamento de Itapevi Democracia e Cidadania é estabelecer um contato efetivo da Ciência Política com outras áreas – exatas, biológicas e artística – publicando a contribuição de cientistas políticos ou pesquisadores que também debatem o regime democrático, políticas públicas, práticas educacionais, comunicação, sociografia, imigração e temas correlatos a ciência política e suas subáreas. Essas são temáticas que compõem as edições impressa e online do periódico.

3)            MELHORAR A ACESSIBILIDADE SÓ DEPENDE DA SUA ATITUDE. Categoria: Comunidade (projetos educacionais voltados ao público externo). Com esta publicação de autoria do servidor Jadson Nunes, além da difusão e sensibilização acerca da temática por meio de oficinas, diversas ações foram realizadas, tais como: o reconhecimento dos espaços inadequados e proposição de adequações com base nas leis, normas e conceito de acessibilidade; tornando a sede do legislativo itapeviense a primeira casa legislativa 100% acessível; sessões, audiências públicas eventos e lives interpretados na modalidade simultânea para Língua Brasileira de Sinais, presencial ou remotamente; curso de Libras para os servidores e população em geral e aquisição de máquina Braille para transcrição de materiais para pessoas com deficiência visual.

4)            LIVES. Categoria: Educação Legislativa (formação e qualificação de servidores públicos). Visando contribuir com a formação dos servidores durante o confinamento social, a realização de Lives mostrou ser um instrumento mais assertório, pois além dos servidores públicos, também contemplou a sociedade no geral. Sob a condução da servidora Luciana Rodrigues de Souza, a execução das 24 Lives com temas diversos, alcançaram no ano de 2021 as marcas de 1.915 visualizações no YouTube; 3.941 visualizações no Facebook; 10.869 pessoas alcançadas e 5.294 Reações, comentários e compartilhamentos.