CMI realiza primeira audiência de combate ao racismo em Itapevi

92 pessoas, de diferentes segmentos da sociedade, acompanharam a audiência Pública de Direitos da População Afrodescendentes e o Combate ao Racismo

A Câmara de Itapevi, por meio da Comissão de Justiça e Redação (CJR), iniciou um ciclo de audiências públicas sobre os “Direitos da População Afrodescendentes e o Combate ao Racismo em Itapevi”, na manhã da última quarta-feira, 25, no Plenário Bemvindo Moreira Nery.

Presidida pelo vereador Aparecido (Podemos), a primeira audiência abordou “História e Cultura Afro-brasileira”, com o objetivo de coletar colaborações que vão subsidiar a elaboração do projeto de lei municipal que visa criar o Estatuto de Combate ao Racismo em Itapevi.

Iniciamos um ciclo de audiências para debater uma pauta coletiva. Uma pauta que não pode e nem deve ser silenciada, pois o combate ao racismo tem sido debatido em diversos parlamentos brasileiros e a Câmara de Itapevi não pode ficar fora desse debate que visa agir diante de tantas crueldades contra o povo preto, a cultura afro-brasileira e aos direitos sociais. Nosso objetivo aqui é criar, implantar, fiscalizar políticas públicas integradas para a população preta em Itapevi”, disse Aparecido.

Participaram do primeiro evento Leticia Martins Dionísio – Comissão da Promoção da Igualdade Racial (PRORACIAL) da Prefeitura de Itapevi; do Pedro Bonome Presidente da OAB – Itapevi; da Rosa Aparecida do Couto Silva – Educadora no Museu Afro Brasil, Vagner Marques – Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Estevão Silva – Advogado e Fundador e presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN).

Realizadas pela CJR, as audiências contam com o apoio da Coordenadoria de Processo Legislativo, Ouvidoria Geral da Câmara e da Unidade de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão e Comissão da Promoção da Igualdade Racial (PRORACIAL) da Prefeitura de Itapevi.

Confira a audiência na íntegra no nosso canal da TV Câmara no Youtube.

A próxima audiência tem como tema o “Racismo Estrutural” e ocorre no dia 22 de junho de 2022, das 9h às 12h, no Plenário da Câmara, Rua Arnaldo Sergio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi. Mais informações (11) 4141-4472 ramal 205.