Vencedores da IV edição do Prêmio de Jornalismo Político 2023

Os integrantes do Coletivo Pauta Feminina conquistam a IV Edição do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político 2023. A premiação, mantida pela Câmara Municipal de Itapevi e organizada pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, ocorreu remotamente na noite da última quinta-feira (13).

O Coletivo concorreu com uma videorreportagem que trata dos dados da violência contra a mulher na cidade de São Paulo. A pauta foi desenvolvida pelas jornalistas Ana Carolina Carvalho (SP), Andressa Cristina Mathias Barbosa (SP), Beatriz Cardoso Catão (SP), Carolina Antunes (SP) e Ingrid Mary Martins de Oliveira (GO). A reportagem recebeu 232 pontos da comissão avaliadora.

A pauta desta edição tinha como foco “o combate à violência contra a mulher nos municípios brasileiros”. A comissão avaliadora, formada por um diretor da Escola do Parlamento, um professor universitário de comunicação social e um jornalista político, analisou: tema, diversidade e relevância das fontes, investigação dos fatos, dados e outras informações relevantes ao público, clareza, nitidez das imagens e áudio, originalidade e noticiabilidade, para atribuir as notas.

O Coletivo Elza ficou na segunda colocação, com 219 pontos e o Coletivo Hiper Feminino, 218 pontos, com a terceira colocação. Na categoria escolha popular, o Coletivo Hiper Feminino recebeu mais visualizações do público, entre 16 e 27 de junho, no canal da Câmara no Youtube e ficou com a premiação.

A edição foi coordenada pela jornalista, professora doutora e líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom), Cilene Victor, e contou com o apoio do Instituto Palavra Aberta – EducaMídia, da Universidade Metodista de São Paulo, da Cátedra Unesco UMESP e da Foundation for Global Governance and Sustainability (FOGGS).