Câmara de Itapevi sedia encontro de formação da APAE de São Paulo

A Câmara de Itapevi sediou importante evento promovido pela APAE de São Paulo na manhã desta quinta-feira, dia 28 de novembro. O III de encontro de formação envolveu profissionais de diversas áreas do município, como Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Sistema de Justiça, Esporte, Lazer e Cultura, Habitação, Obras, Direitos Humanos, integrantes de Conselhos de Direitos, Conselho Tutelar e profissionais de organizações sociais da área da deficiência.

O encontro, que faz parte do projeto Deficiência Intelectual, Cidadania e Prevenção à Violência, contou com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e a parceria da Prefeitura Municipal de Itapevi.

Os encontros têm como objetivo aprofundar o debate sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência, na perspectiva histórico-cultural, com temáticas que visam quebrar o paradigma da segregação e sensibilizar sobre as diversas situações enfrentadas no cotidiano, como violência e violação de direitos. A proposta é oferecer também uma reflexão crítica sobre como enfrentar as barreiras impostas pela sociedade e garantir a plena participação social das pessoas com deficiência intelectual.

De acordo com a supervisora do Programa de Articulação e Mobilização da APAE DE SÃO PAULO, Deisiana Paes, “reunir os profissionais de diversos setores de Itapevi para debater sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual é uma oportunidade para rever as barreiras existentes no município e planejar novas ações de inclusão social e prevenção à violência”.