Câmara aprova criação de vagas de embarque para transporte por aplicativos

A Câmara aprovou, em Plenário, nesta terça-feira, 20, o projeto de lei nº 122/2023, que viabiliza a criação de locais específicos para embarque e desembarque de motoristas que prestam serviço de transporte individual de passageiros por meio de aplicativos. O projeto recebeu aprovação unânime dos vereadores.

De acordo com o autor da proposta, o vereador Bruno Gabriel (Podemos), em Itapevi já existem áreas designadas para carga e descarga, paradas de ônibus, pontos de táxi e áreas de serviços de saúde. A inclusão de locais exclusivos para embarque e desembarque de usuários de transporte por aplicativo pode aprimorar a segurança dos passageiros e contribuir para uma maior sensação de segurança nas vias públicas.

No documento, o vereador argumenta que o projeto de lei atende a uma demanda da sociedade, analisada pela Câmara, e propõe uma solução já adotada em outras cidades. “Em cidades que já implementaram esse sistema, solicitamos a criação de pontos específicos para embarque e desembarque. Isso proporcionará aos motoristas que buscam ou deixam passageiros na região central a possibilidade de realizar essas operações com tranquilidade e, principalmente, segurança. Muitos enfrentam a necessidade de desembarcar no meio das ruas, às pressas, em situações extremas que já resultaram em acidentes, gerando problemas tanto para os usuários quanto para os motoristas”, destacou o vereador.

Ainda no projeto, o vereador ressalta possíveis locais para a implementação das vagas, como estações ferroviárias, terminais rodoviários, hospitais, escolas e universidades, shoppings, pontos turísticos, praças esportivas, entre outros.