Câmara adere à campanha Setembro Amarelo

Na intenção de ampliar o debate à campanha nacional de prevenção e conscientização sobre suicídio, a Câmara Municipal de Itapevi (CMI) aderiu ao Setembro Amarelo. A ação tem o dia D celebrado mundialmente em 10 de setembro.

De acordo com o site oficial da campanha, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil. Os dados foram divulgados pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, em setembro de 2022.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Desde o lançamento da campanha em 2015, a CMI adere à causa que é pouco discutida na sociedade. O que para o vereador e presidente da Câmara, Thiaguinho Silva (União Brasil), torna o apoio da Câmara importante.

“O suicídio precisa ser debatido de forma séria, no nosso dia a dia. E mais uma vez vamos colocar os perfis da Câmara a disposição da campanha para ampliar o debate e apresentar os locais onde as pessoas podem buscar apoio”, afirmou o presidente.

Em Itapevi, a campanha Setembro Amarelo passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos em 2018, por meio da Lei Municipal 2600/18.