Agora é Lei: Itapevi tem Dia Municipal da Favela

Shacks in the favellas,a poor neighborhood in Sao Paulo, big city in brazil

Foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei Municipal 3.178/2023, que instituiu o Dia da Favela na cidade de Itapevi. A nova legislação foi publicada na edição de 10 de maio no diário.

Segundo o artigo primeiro da legislação, o dia 4 de novembro será marcado no município como símbolo da luta por visibilidade e dignidade da população da periferia da cidade. A exemplo do que já ocorre em outros municípios brasileiros.

A Lei é de autoria dos vereadores Maurício Japa (União), Thiaguinho (União), Mariza Borges (Podemos) e Casão (Republicanos).

Sobre o 4 de novembro

A data entrou para história em 1900, quando o delegado da 10ª Circunscrição e chefe de polícia – na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – redigiu um documento se referindo ao Morro da Providência como “favela”. O Morro é considerado a primeira comunidade do Brasil, localizada no bairro da Gamboa, região central do Rio de Janeiro.

Outra curiosidade é que o nome “favela” surgiu por causa de uma planta medicinal com o mesmo nome. A faveleira da Caatinga pode ser encontrada em alguns lugares dos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Dependendo da região, também é conhecida como favela-de-cachorro.