Vereadores debaterão PL sobre atenção à saúde mental

As Comissões Permanentes de Finanças e Orçamento e Ordem Social iniciam, a partir de amanhã (30), o debate sobre o projeto de lei (PL) 82/2023, que busca instituir em Itapevi um programa de atenção à saúde mental.

A finalidade do programa é atender pessoas com problemas psicológicos decorrentes ou agravados pela pandemia de Covid – 19. O atendimento será feito por meio da rede de atenção psicossocial e unidades de atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde no município.

Segundo o artigo primeiro, o PL busca uma ação contínua de promoção à saúde mental no município a partir de algumas atividades: garantir o acesso à atenção psicossocial; a intersetorialidade entre os serviços educacionais, de saúde e de assistência social; sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidados com a saúde mental; promover a educação permanente de gestores e profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social; entre outros pontos.

A proposta é oriunda do gabinete do vereador Dr. Lucas (União Brasil), e tem entre seus objetivos afiançar a participação da comunidade, uma vez que uma parcela significativa da população ainda enfrenta sequelas da Covid-19, que inclui a saúde mental. “O que já era ruim piorou com a pandemia, pois, os dados mostram que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia”, justificou o vereador.

Tramitação

Uma vez aprovado pelas comissões, o projeto será analisado pelo Plenário da Câmara.