Vidas salvas pelo isolamento social

0
437

Cientistas da Unicamp, por meio da plataforma “Vidas salvas pelo isolamento social”, calcularam quantas vidas o isolamento está salvando no Brasil desde a adoção da quarentena.

Já são mais de 12 mil óbitos no país. E o que tem contribuído para que esse número não cresça ainda mais são os milhões de brasileiros, em diferentes cidades, inclusive Itapevi, que entenderam a importância do isolamento para evitar o contágio comunitário.

A eficiência desta ação entrou na rota dos pesquisadores da Unicamp, que calcularam quantas vidas o isolamento social está salvando. Antes das medidas, essa taxa era de 2,15. Cada infectado passava o vírus para mais de duas pessoas. Na semana passada, foi de 1,59. Com esses dados, os pesquisadores estimaram quantos poderiam ser os casos de Covid-19 se não fossem as medidas de isolamento.

Veja nos gráficos da Unicamp a taxa de reprodução do vírus e o achatamento da curva. Mas como o próprio estudo reforça, houve uma pequena piora nos últimos dias e ainda há muito o que fazer.