Vereador propõe PL sobre ação de orientação sobre o câncer gástrico em Itapevi

A semana municipal de conscientização e orientação sobre o câncer gástrico poderá integrar o calendário datas comemorativas e ações de mobilização social em Itapevi. O pedido de inclusão no almanaque municipal foi apresentado no Plenário Bemvindo Moreira Nery, na sessão desta terça-feira, 18, por meio do projeto de lei (PL) 064/2021.

Proposto pelo vereador pessebista Zetti da Adega (PSB), o PL será encaminhado para analisa da Comissão de Justiça e Redação (CJR), antes de ser submetido a apreciação dos vereadores em plenário.  A peça jurídica tem como foco alertar a população sobre a importância do combate ao câncer de estômago em Itapevi em uma fase inicial, quando a possibilidade de cura da metástase é maior.

Ainda segundo o PL, a ação de conscientização realizada pela prefeitura deve anteceder o dia 28 de setembro de cada ano, data em que em outros países no mundo realizam ações de prevenção e combate.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se que para cada ano do triênio 2020-2022, 13.360 casos novos de câncer de estômago entre homens e 7.870 nas mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 12,81 a cada 100 mil homens e 7,34 para cada 100 mil mulheres. O site do INCA ainda destaca que no Brasil a doença é a quarta mais incidente na população masculina e sexta na feminina.

Os sintomas iniciais deste tumor podem ser inespecíficos, podendo ser assemelhados a um quadro simples de gastrite, como aponta o site do INCA.