Vereador Casão amplia debate sobre Fibromialgia em Itapevi

O vereador Casão (PTB) abordou o tema Fibromialgia na discussão no plenário no dia 10 de setembro da Câmara Municipal de Itapevi. Na sessão, o vereador apresentou os requerimentos 1124/2019 e 1125/2019, que pedem a criação de leis para melhorias para portadores da doença.

“Trata-se de uma solicitação dos moradores”, afirma Casão, que é defensor da causa, e complementa “que a fibromialgia, é uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. ”

Cada requerimento apresentado pelo vereador pede ações diferentes. O requerimento 1124 pede que os portadores da doença sejam isentos do pagamento da tarifa do ônibus. Já o 1125, cobra um atendimento especializado e preferencial nos estabelecimentos privados e públicos.

Na justificativa do documento, Casão lembra que no passado pessoas que apresentavam dores generalizadas não eram levadas a sério, e problemas emocionais eram considerados fatores predominantes para esse quadro e que depois de melhor estudada. “Concluiu-se que a “Fibromialgia” é uma forma de reumatismo associada a sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. E apesar disso, os ministérios da Previdência Social e da Saúde não a consideram uma doença grave”, afirmou.

O que é a Fibromialgia?

“Agulhas trespassando a came” ou “como se houvesse tornado uma surra no dia anterior” são descrições comuns de pessoas que tem Fibromialgia – um conjunto de sintomas, como dores crônicas e difusas que se dispersam de determinados pontos do corpo inteiro, localizados principalmente no pescoço e nas costas. No entanto, dificilmente exames detectam alterações em músculos, tendões ou outros tecidos.

Apesar de afetar 2,5% da população mundial, na grande maioria mulheres, a síndrome ainda é desconhecida e desacreditada por muitos que convivem com portadores e até mesmo por médicos. Estudos, sobre a síndrome derrubam a hipótese de que as dores seriam apenas resposta física de transtornos psíquicos, como depressão, estresse e ansiedade.