Professor Rafael aprova Moção de Apelo direcionada ao Presidente Bolsonaro e ao Ministro da Educação

A Câmara de Vereadores de Itapevi aprovou uma Moção de Apelo de autoria do Vereador Professor Rafael (PODE), endereçada ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e também ao Ministro da Educação Abraham Weintraub, a fim de que possam declinar e não procederem quanto à proposta do fim de investimentos nas áreas de Filosofia e Sociologia no país.

De acordo com a justificativa apresentada, as declarações do presidente e do ministro supramencionado revelam falhas gravíssimas sobre os estudos nas áreas de Filosofia e Sociologia, sobre sua relevância, seus custos, seu público e ainda sobre a natureza da universidade. “Isso é inadmissível em pessoas que ocupam por um tempo determinado funções públicas tão importantes para a formação escolar e universitária, para a pesquisa acadêmica em geral e para o futuro de nosso país. É inaceitável, que essas disciplinas sejam consideradas um ‘luxo’, passível de corte em tempos de crise econômica como a que vivemos atualmente no país ou de rebaixamento por motivação político-ideológica”, salientou o Professor Rafael.

O presidente da Câmara ressaltou a importância da reflexão das ciências humanas e sociais, que inclui a filosofia e a sociologia, tem sido tão crucial para a formulação e avaliação de políticas públicas como para o desenvolvimento crítico das demais ciências. “A presente moção faz um apelo para que tais declarações não gerem possíveis projeções sobre o tema e que não venham a ser implantados, pois futuramente poderão resultar em graves consequências para o futuro da nação”, garantiu.

O vereador Professor Rafael solicitou ainda que a presente moção seja enviada às Câmaras Municipais da região Oeste de São Paulo, bem como à ALESP, Palácio do Planalto, ao Ministério da Educação bem como ao gabinete do Ministro da Educação Abraham Weintraub.