Lei do vereador Thiaguinho institui Dia de Enfrentamento à Fibromialgia

0
1063

A Câmara Municipal de Itapevi aprovou na sessão do dia 7 de maio o Projeto de Lei nº  57/2019, que institui no calendário oficial do Município o Dia 12 de Maio, como Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. A autoria é do vereador Thiaguinho (PSL), e a lei entrará em vigor na data de sua publicação.

De acordo com a Lei aprovada, na data o Poder Público poderá estabelecer parcerias com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e a iniciativa privada, com o objetivo de realizar palestras, debates e ações correlatas com profissionais da área sobre a conscientização e orientação da doença.

O vereador comentou que a Lei objetiva dar conhecimento a População sobre esta doença e atuar através de informações que possam levar a um tratamento adequado. “É importante que os órgãos de Saúde do Município possam fazer essa atuação de forma integrada com profissionais ligados ao Governo do Estado e também ao Governo Federal”, afirmou.

 

Fibromialgia – é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome como Genética, Infecções por Vírus, distúrbio do sono, trauma físico, entre outros.

Existe uma variedade de medicamentos e outros tipos de tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas, porém, infelizmente ainda não há cura para a Fibromialgia.