Parlamento Oeste articula ações para o segundo semestre de 2023

A Câmara Técnica do Parlamento Oeste, órgão ligado ao Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo), deu início nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, às articulações e ações para o segundo semestre deste ano. O encontro foi conduzido pelo presidente do Parlamento Oeste, Thiaguinho Silva (Itapevi), e pelo vice Rodrigo Brito (Pirapora do Bom Jesus), com apoio do secretário executivo do Cioeste, Jorge Lapas.

Conforme anunciado por Thiaguinho, três agendas importantes já estão sendo articuladas com o prefeito de Itapevi, Igor Soares, e a deputada estadual Bruna Furlan junto ao vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e ao deputado estadual Gerson Pessoa.

Em sua fala, Thiaguinho ressaltou a força do legislativo da região em torno das demandas em comum. “Poder contar com o apoio do Cioeste é fundamental para impulsionar os nossos projetos e ações, afirmou.

Integram o Parlamento Oeste os seguintes presidentes das 12 Câmaras Municipais da região: Dr. Marco Dal Bello(Araçariguama), Toninho Furlan (Barueri), Clebinho (Cajamar), Ronaldo Souza (Carapicuíba), Marcinho Prates (Cotia), Thiaguinho Silva (Itapevi), Silvio Cabeleireiro (Jandira), Carmônio Bastos (Osasco), Rodrigo Brito (Pirapora do Bom Jesus), Vicentão (Santana do Parnaíba), Rafael Tanze de Araújo (São Roque) e Djalma Lima de Oliveira (Vargem Grande Paulista).

Falando em nome do Cioeste, Jorge Lapas destacou a importância de fortalecer e integrar o Parlamento Oeste para promover o desenvolvimento regional. “Já tivemos muitos avanços em diversas áreas, como Segurança Pública, Saúde e Esportes. Estamos otimistas com essa aproximação dos presidentes dos Legislativos da região”, disse Lapas.

Thiaguinho aproveitou para compartilhar algumas experiências exitosas desenvolvidas pela Câmara de Itapevi, como o programa Racismo Zero e a Procuradoria da Criança e do Adolescente. “Ações bem-sucedidas podem ser implantadas em outras Câmaras Municipais, pois sabemos que juntos somos mais fortes”, declarou Thiaguinho.

Na ocasião, os parlamentares também discutiram os detalhes para a criação do Estatuto do Parlamento Oeste, a ser implantado a partir de 2024, além do plano de ação para viabilizar a infraestrutura e projetos dos grupos de trabalho.

Um calendário anual de cursos e treinamentos para os colaboradores das Câmaras Municipais também está previsto para aprimorar a gestão pública e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Os vereadores saíram animados com a proposta de realização do 1º Encontro Regional do Legislativo Metropolitano, um congresso para fortalecer a união das câmaras e ampliar os horizontes de atuação aqui na região, e com projeção nacional.

CioesteO Consórcio responde por uma região que conta com mais de 3 milhões de habitantes distribuídos em uma área superior a 1.000 km². As doze cidades que integram o Consórcio contribuem com aproximadamente 3% do PIB Nacional e 10% do PIB estadual, consolidando-se como o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica.

• Parte dos municípios na área de abrangência do Cioesteficam dentro da Grande São Paulo. Essa Região Metropolitana da Capital concentra 47% de todo o eleitorado do estado de São Paulo. O que lhe confere também importância no cenário eleitoral tanto no Estado quanto em nível nacional.