Ouvidoria fecha 2022 com 1332 atendimentos registrados

A Ouvidoria Geral da Câmara Municipal de Itapevi, de janeiro a dezembro de 2022, registrou 1.332 atendimentos originados de diferentes bairros da cidade, além de manifestações realizadas por pessoas de outras cidades e estados da federação.

Desse total, 289 foram relativas a dúvidas, solicitações, reclamações, críticas ou pedidos via lei de acesso à informação destinadas à Câmara e a Prefeitura, que foram tratadas de acordo como determina a legislação. As outras 1043 foram originadas pela cooperação técnica da Câmara com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), via Cartório Eleitoral -Zona 359ª, que visava auxiliar excluídos digitais, analfabetos e pessoas com baixo letramento digital a fazerem a regularização eleitoral junto ao TRE-SP.

Segundo o ouvidor geral, Marcelo Simões Damasceno, no ano, os atendimentos giraram em torno do cadastro eleitoral para emissão do primeiro título, regularização, emissão de multa e transferência eleitoral. Mas os questionamentos sobre os serviços públicos municipais também apresentaram alta quando comparado a 2021.

“A parceria com o Tribunal Eleitoral fez com que diferentes pessoas procurassem a Ouvidoria para regularizar a sua situação junto a justiça eleitoral, fazendo com que ultrapassássemos pela primeira vez os mil atendimentos ano. Mas quando olhamos para os questionamentos sobre os serviços públicos municipais, também é possível visualizar uma alta de 58,13% quando comparado a 2021”, afirmou.

Fonte: Ouvidoria Geral da Câmara de Itapevi. *Sem os 1043 atendimentos do TRE-SP

Das 1332 demandas recebidas neste período, 1285 foram solucionadas e as demais seguem em andamento, estando já agendados ou pré-solucionados.

Ainda segundo o ouvidor, o número de elogios recebidos por parte do atendimento da ouvidoria tem sido gratificante. “Os elogios recebidos refletem o bom trabalho realizado pelos servidores que atuam no Serviço de Atendimento ao Cidadão e na Unidade de Direitos Humanos, que priorizam sempre o atendimento ao cidadão de forma transparente e na defesa dos direitos do cidadão. Isto mostra que a ouvidoria está tendo reconhecimento social e apresentando resultados”, finalizou o Ouvidor.