O que faz um vereador?

1 – Estamos no início da 15º legislatura da Câmara Municipal de Itapevi, mesmo assim queremos reforçar contigo o que faz um vereador.

2 – O vereador é um membro da Câmara Municipal de Itapevi (CMI), eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos.

3 – A CMI tem 17 vereadores eleitos e reeleitos em novembro de 2020, sendo 14 homens e 3 mulheres.

4 – Eles e elas têm duas funções definidas pela Constituição Federal: legislar, representar a sociedade em sua pluralidade de interesses e fiscalizar a atuação do Executivo.

5 – Eles também produzem leis cuja abrangência é o limite territorial de Itapevi, e fiscalizam as ações do prefeito, cobram a implantação e a execução de políticas públicas capazes de garantir o atendimento dos direitos básicos do cidadão e de outras demandas sociais.

6 – Ainda no desempenho dessas funções, os vereadores fazem a mediação entre os moradores dos bairros, empresários, representantes de instituições sociais, entre outros com a prefeitura e outros órgãos públicos. Incentivando assim a participação social na política.

7 – A Câmara Municipal, dessa forma, se converte em espaço voltado à promoção do debate, em um ambiente destinado à discussão dos problemas da cidade e à busca coletiva de soluções para eles.

8 – Ah! Também é importante destacar:

9 – Os vereadores não mandam asfaltar ruas ou construir escola, creche, posto de saúde ou praça, pois isso é um dever da prefeitura. Porém eles podem indicar que uma determinada obra precisa ser feita e cobrar encaminhamentos da prefeitura, dando assim mais força para que a questão seja resolvida.

10 – Quer saber mais sobre as funções dos vereadores?
Venha participar dos cursos da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza: escoladoparlamento@camaraitapevi.sp.gov.br