DENARC e DIPE capacitam multiplicadores na 4ª Ação COMADI Contra as Drogas em Itapevi

Na semana de 06 a 10 de maio, como atividade integrante da 4ª Ação COMADI de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi, foi realizado na Câmara Municipal o Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas, que contou com palestras promovidas por meio de agentes do Departamento de Investigação Sobre Narcóticos – DERNARC e pela Divisão de Prevenção e Educação – DIPE, da Polícia Civil de São Paulo.

Os cinco dias de curso foram divididos entre os temas Drogas no Cotidiano, Drogas: Ação e Reação no Organismo, Prevenção de Álcool e Drogas no Ambiente de Trabalho, Legislação Sobre Drogas, Métodos de Abordagem Preventiva para Jovens e Adolescentes, Drogas na Gravidez, Métodos Terapêuticos na Prevenção e Tratamento e Responsabilidade de Pais com Filhos.

Os agentes, Dr. Reinaldo Corrêa, Dra. Tatiana Grutila, Regina Neves, Laércio Rezende, Alexandre Avilez, Analberto Corrêa, Marisa Antonia e Márcio Rodrigues, discorreram e ilustraram, por meio de imagens e vídeos interativos, sobre os mais diversificados tipos de drogas, lícitas e ilícitas, existentes na sociedade nos dias atuais, bem como sua comercialização, uso, reação, quantidade e qualidade, prevenção, tratamento, entre outros segmentos do assunto.

“O objetivo do curso é ensinar sobre o que são as drogas e fazer com que estas informações sejam multiplicadas, sejam repassadas. Fazer com que outras pessoas possam saber sobre os malefícios que uso das drogas pode causar tanto pra quem usa quanto para aqueles que convivem com os usuários. Temos que fazer valer a prevenção’, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Itapevi, e presidente do COMADI, Kleber Maruxo, que também esteve presente nos dias de realização do curso.

O presidente da Câmara Municipal, e autor da Lei de criação do COMADI, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) agradeceu a presença dos policiais civis e disse que a Casa de Leis está de portas abertas para qualquer ação voltada a prevenção das drogas na cidade.
“há cada ano, mais pessoas são alcançadas pelas ações do COMADI. Este ano, temos como meta atingir cerca de 40 mil cidadãos, seja por palestras, por curso de multiplicadores, por caminhas antidrogas, entre outras. Temos que mostrar que a prevenção e a educação são as principais armas nessa luta”, afirmou Prof. Paulinho.

A 4ª Ação COMADI de Prevenção e Combate às Drogas conta com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Itapevi, e será promovida até o dia 28 de junho, com palestras escolares, caminhada, blitzes educativas, entre outras atividades. Sua programação completa pode ser visualizada no site www.itapevi.sp.gov.br, ou mais informações na Secretaria Municipal de Segurança, na Estrada do Itaqui, nº 81, Refúgio dos Pinheiros, ou pelo telefone 4205-2433.