COSESP aprova campanha contra fraudes e golpes em idosos

Em reunião no dia 4 de outubro, a Comissão Permanente Ordem Social e Econômica e Serviços Públicos – COSESP deliberou favoravelmente sobre o Projeto de Lei nº 160/2022, que autoriza o Executivo, no âmbito do Município de Itapevi, a instituir a campanha de orientação aos idosos contra fraudes e golpes praticados no comércio eletrônico e na internet e dá outras providências.

De acordo com a Agência Brasil, um levantamento da Febraban – Federação Brasileira de Bancos – revela que no desde o início da quarentena houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. As instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing– que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos. Este é apenas um exemplo dos riscos que correm a população idosa.

São membros da Comissão Ordem Social e Econômica e Serviços Públicos a vereadora Mariza Borges (presidente) e os vereadores Rogério Fisioterapeuta (vice-presidente), Maurício Murakami (Japa), Aparecido e Zeca da Piscina.

Confira os PLs aprovados pela COSESP:

Projeto de Lei nº 160/2022: Autoriza o Executivo, verificados os critérios de oportunidade e conveniência, no âmbito do Município de Itapevi, a campanha de orientação aos idosos contra fraudes e golpes praticados no comércio eletrônico e na internet e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 161/2022: Dispõe sobre a realização do “Teste do Olhinho” nas unidades básicas de saúde e das outras providências, no Munícipio de Itapevi.