Combate ao racismo: Vereadores buscam parceria com Museu Afro Brasil

Em uma nova frente de combate ao racismo em Itapevi, os vereadores da Comissão de Direitos Humanos, Aparecido (Podemos) e Mariza Borges (Podemos), estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, para buscar apoio da instituição na elaboração de ações de combate ao racismo. A reunião ocorreu na manhã da última sexta-feira, 30, na sede do museu na capital paulista.

Os parlamentares apresentaram as demandas do município à Coordenadora do Núcleo de Educação, Simei Mello e aos educadores Rosa Couto e Sideny Ferrer. Na ocasião, os parlamentares falaram sobre os primeiros passos que a CMI vem dado na intenção de chamar a população, órgãos públicos e iniciativa privada sobre a importância de todos atuarem no combate ao racismo na cidade.

A pauta de combate ao racismo em Itapevi vem ganhando força na Câmara Municipal de Itapevi (CMI) desde 2022, quando foram realizadas nove audiências públicas, destinadas à coleta de sugestões para elaboração da minuta do projeto de lei que pode instituir no município o estatuto de combate ao racismo estrutural.

Também participaram da reunião a coordenadora de comunicação da CMI, Rebeca Moreira; o diretor geral da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, Roberto Lamari e a responsável pelo Racismo Zero na CMI, Claudia Lopes.