COMADI dá inicio a 4ª Ação de Prevenção e Combate às Drogas na Câmara de Itapevi

0
419

Na manhã do último sábado, 04 de maio, a Câmara Municipal de Itapevi recebeu a abertura da 4ª Ação de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi, um programa promovido pelo Conselho Municipal AntiDrogas de Itapevi – COMADI, com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura.

O objetivo do programa é levar à população uma série de informações e atividades que possam conscientizar sobre o uso indevido de entorpecentes, bem como prevenir e combater a comercialização de drogas na cidade.

O evento contou com a presença de autoridades, como o presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida, do prefeito Jaci Tadeu da Silva, e do secretário municipal de Segurança, Kleber Maruxo, que se assentaram ao lado do presidente do Conselho de Segrança de Itapevi (CONSEG), Hermogenes José Sant´anna, e do delegado divisionário do Departamento de Prevenção e Educação – DIPE, Dr. Reinaldo Correa.

Autor do Projeto de Lei que instituiu o COMADI, o vereador, e presidente da Câmara de Itapevi, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) disse que a questão essencial para se combater o uso das drogas é a educação.

“Quando se pensa em segurança, pensa em repressão. Temos que pensar na educação, preservação, transformação, e, principalmente, no respeito ao ser humano. O trabalho do COMADI é um trabalho educativo, e a melhor forma de criarmos uma consciência preventiva é por meio da educação”, afirmou Prof. Paulinho.

O secretário de Segurança, comandante da GM Itapevi, e presidente do COMADI, Kleber Maruxo, disse a família é o pilar principal de apoio ao jovem e que, hoje, esse valor está sendo deixado de lado. “Nosso papel é orientar as pessoas, mas a família é a estrutura de uma criação consciente. Temos que demonstrar que existem coisas mais importantes do que um prazer momentâneo fornecido pelo uso das drogas. Deus deu o livre arbítrio para qualquer um poder fazer o que quiser de sua vida, mas com o passar dos tempos, a drogas cobram um preço caro. Aquele que é orientado sabe o que bom ou ruim pra si e para os outros”, afirmou Maruxo.

A ação terá atividades como o Curso de Multiplicadores, promovido em parceria com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo – Denarc, passeio ciclístico, caminhada, palestras escolares, orientação psicossocial e encaminhamento, blitzes educativas, distribuição de panfletos informativos, entre outras.

Encerrando o evento, o prefeito Jaci Tadeu disse a vitória da vida de um jovem é quando ele, já adulto, pode olhar para trás e ter orgulho de suas realizações como homem, pois teve a capacidade de tomar as decisões certas na hora certa.

“Ser jovem é manter o espirito da certeza de que sua vida foi bem vivida, e que você pôde tomar decisões por você mesmo. Nunca conheci uma pessoa que, quando jovem, ouviu o conselho de seus pais e se deu mal na vida. Mas conheci outros eu por causa das drogas não foram a lugar algum. Tenham a certeza de que a vida é agradável por inteira, não por momentos utópicos. Acreditem em seus sonhos e se distanciam de pessoas que não querem o seu bem. Amigo não é aquele que tá tudo o que você quer, mas que faz o que é necessário, principalmente repreender, quando é preciso” disse o prefeito Jaci Tadeu.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Fláudio Azevedo Limas, os vereadores Cláudio Almeida Lopes (Tico) e Roberval Luiz Mendes (Val), além de secretários das pastas executivas da Prefeitura e a nova classe de membros que oficiais que compõem o Conselho, além da Banda Guarda Municipal e uma apresentação do grupo infantil do projeto “Musica Contra Violência”, composto por alunos dos membros da Banda da GM.

A programação completa da 4ª Ação COMADI de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi pode ser encontrada no site www.Itapevi.sp.gov.br. A Ação COMADI vai até o dia 26 de junho, mas as atividades de prevenção duram o ano inteiro. Mais informações podem ser adquiridas pela Secretaria Municipal de Segurança, na Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros, ou pelo telefone 4205-2433