Vencedor do Prêmio Ricardo Boechat 2022 revela saneamento básico como “um privilégio para poucos”

O primeiro lugar no Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político deste ano de 2022 ficou com o Coletivo Fonte 5, com a reportagem “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos”, integrado pelos jornalistas Eduardo Viero Schmitt, Luiz Felipe Silva Barbosa, Karla Samara do Nascimento Santos, Tainá de Oliveira Araújo e Vinicius Costa Souza.

A cerimônia de entrega ocorreu na manhã deste sábado, dia 8 de outubro, no Plenário Bemvindo Moreira Nery.

A ação é uma iniciativa da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, órgão acadêmico da Câmara de Itapevi, que idealizou curso e o prêmio para apoiar a formação de jornalistas para atuar na cobertura da pauta política.

A cerimônia de premiação está disponível no portal da TV Câmara Itapevi no YouTube, e as fotos podem ser acessadas pela página oficial da Câmara no Facebook. Vídeos com destaque dos vencedores também estão disponíveis nas redes sociais da Escola do Parlamento.

O presidente da Câmara, Professor Rafael Alan, aproveitou a ocasião para entregar a Medalha de Ordem do Mérito Jorge Amado à jornalista e professora Dr.ª Cilene Victor, coordenadora da ação, em reconhecimento aos trabalhos educacionais, na área da comunicação social, prestados ao Município, Estado e País nos últimos anos.

Também participaram do evento o diretor geral da Escola do Parlamento, Dr. Roberto Lamari, e o diretor acadêmico da Escola do Parlamento, Dr. Rafael Sasaki Neves.

CONHEÇA OS VENCEDORES E VENCEDORAS DA 3ª EDIÇÃO DO CURSO E PRÊMIO “RICARDO BOECHAT” DE JORNALISMO POLÍTICO 2022.

Além do Troféu, os vencedores receberam uma Moção de Aplausos, de autoria do presidente da Câmara de Itapevi, Professor Rafael.

1º LUGAR – Coletivo Fonte 5, com a reportagem “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos”: EDUARDO VIERO SCHMITT, LUIZ FELIPE SILVA BARBOSA, KARLA SAMARA DO NASCIMENTO SANTOS, TAINÁ DE OLIVEIRA ARAÚJO e VINICIUS COSTA SOUZA.

2º LUGAR – Coletivo Pena de Multa, com a reportagem “Pena de Multa e suspensão do direito ao voto”: ANDREZA OLIVEIRA e JENNIFER LARICE.

3º LUGAR – Coletivo Mulheres na Política, com a reportagem: “Mulheres na Política, que trata de representatividade feminina na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”: DANIELLE OLIVEIRA, GIOVANA DUTRA, MALU DACIO e VICTÓRIA BORGES

PREMIADOS COM MOÇÃO HONROSA PELO DESTAQUE NAS CATEGORIAS RELEVÂNCIA DA PAUTA, CRIATIVIDADE DE TEMA, MELHOR EDIÇÃO E ESCOLHA DAS FONTES:

Coletivo Pena de Multa (Relevância da Pauta e Criatividade de Tema): ANDREZA OLIVEIRA E JENNIFER LARICE;

Coletivo Fura Bolha (Relevância da Pauta): ARTUR FERREIRA, BEATRIZ LEITE, GABRIELA VASQUES e NATASHA MENEGUELLI;

Coletivo Anticapacitista (Relevância da Pauta): GABRIELA ALVES, ISABELA GOMES, KAROLINE VICENTE e RENATA JULIOTTI;

Coletivo Mulheres na Política (Melhor Edição e Escolha das Fontes): DANIELLE OLIVEIRA, GIOVANA DUTRA, MALU DACIO e VICTÓRIA BORGES;

Coletivo Política para Jovens (Melhor Edição e Escolha das Fontes): LAIS PEREIRA, IGOR DE MORAES GUEDES e JOÃO VITOR BARBOSA;

Coletivo Fonte 5 no quesito Melhor Edição e Escolha das Fontes: EDUARDO VIERO SCHMITT, LUIZ FELIPE SILVA BARBOSA, KARLA SAMARA DO NASCIMENTO SANTOS, TAINÁ DE OLIVEIRA ARAÚJO e VINICIUS COSTA SOUZA.