Projeto de Dutra visa coleta de remédios doados

0
489

O vereador Claudio Dutra Barros (PT) teve mais um projeto de lei aprovado na sessão de terça-feira, 17 de novembro, que autoriza o Poder Público Municipal a coletar, na cidade de Itapevi, os remédios doados de pessoas jurídicas e físicas.

O artigo 2º determina que os remédios doados deverão ser coletados pelos agentes comunitários de saúde, que terão que preencher um formulário descritivo sobre os tipos de medicamentos, quantidade, data de coleta, onde o doador ficará com uma cópia. Os remédios serão entregues pelos agentes nas Unidades Básicas de Saúde.

Dessa forma, será possível a criação de um Banco de Medicamentos, com o objetivo de formar estoque através das doações, e assim serem doadas as pessoas carentes, onde terão essa facilidade e o acesso na continuação do tratamento clínico.

“Pela inexistência de obrigatoriedade na venda parcelada de medicamentos, sobram remédios na maioria das residências. Como não existe um sistema de recolhimento e descarte desses medicamentos seu destino é o lixo. Portanto, com a criação do banco remédios em nosso município, sugerido pelo presente projeto de lei, estaremos solucionando no mínimo dois grandes problemas, o de darmos destino ao descarte de remédios em desuso, e o que é mais relevante, estaremos socorrendo grande parte da população que não dispõe de acesso a esses remédios, por falta de recursos econômicos”, justificou o vereador Claudio Dutra.