Presidente da Câmara de Itapevi é neto de emancipador

No ano em que Itapevi completa 60 anos de emancipação político-administrativa, o novo presidente da Câmara Municipal, Professor Rafael Alan de Moraes Romeiro (PODE), é neto do emancipador Joaquim Mendes de Moraes, que por duas ocasiões presidiu o Legislativo Itapeviense nos anos de 1961 e 1963. Outro membro da família, o tio Elisário Mendes de Moares, também presidiu a Câmara no biênio 1964-1965.

“Tenho muito orgulho de fazer parte de uma família que ajudou a construir Itapevi. Cresci ouvindo histórias sobre os emancipadores, por isso tenho a grande alegria e a grande responsabilidade de honrar o sobrenome Moraes que pela quarta vez assume a presidência da Câmara de Itapevi”, afirmou o Professor Rafael.

Histórico da emancipação de Itapevi

Em 19 de outubro de 1920 Itapevi foi elevada à categoria de Distrito. Em 14 de dezembro de 1958 foi realizado o plebiscito pelo qual a população local optou por emancipar-se do município de Cotia, com 972 votos a favor e 30 contra. O Município de Itapevi foi criado em 18 de fevereiro de 1959 pela Lei Estadual nº 8.525, sancionada pelo então governador Carvalho Pinto.

Os principais membros da Comissão Executiva Pró-Emancipação foram Rubens Caramez (Presidente), Raul Leonardo e Aylton Ferraz de Freitas (vice-presidentes), Lincoln César do Amaral e Arnaldo Cordeiro das Neves (Secretários), José dos Santos Novaes e José Chaluppe (Tesoureiros).

Membros: José Baptista Silveira, Joaquim Mendes de Moraes, Dorival de Oliveira, José Ayres Monteiro, Ezequiel Dias Siqueira, Joaquim Nunes, Jorge Benedito Chioveto e Nicolau Leonardo. Divulgadores: Antonio Pedra Pereira e Josué Geraldo Guimarães. Oficial de Estatística: Orestino Ramos. Mentor Espiritual: Padre Romeo Mecca. Comissão de Honra: Bonifácio de Abreu, Cesário de Abreu, Joaquim Leite dos Santos, Carlos de Castro e Américo Christianini. Autor do Hino de Itapevi: João Domingues. Patrono do Movimento Emancipacionista: Deputado Dante Yatauro Perri.

A primeira eleição municipal foi realizada em 4 de outubro de 1959, quando o ferroviário Rubens Caramez foi eleito prefeito com 1.061 votos, tendo como vice-prefeito Romeu Manfrinato, também ferroviário, para a gestão de 1960 a 1964. O primeiro presidente da Câmara Municipal foi o vereador Pedro de Oliveira e Silva.