Legislação municipal define Dia Municipal do Protetor de Animais em Itapevi 

0
416

Lei Municipal 3.223/23 alterou outra lei e definiu uma data para celebrar os defensores no Calendário Oficial de Eventos 

É de autoria da Câmara de Itapevi, a lei municipal que instituiu o 4 de outubro, de cada ano, como a data para celebrar o Dia Protetor de Animais na cidade. A nova legislação alterou a lei nº 2.961/21, que não estabelecia uma data determinada, apenas o mês.  

A alteração entrou em vigor após a publicação da lei municipal no Diário Oficial do Legislativo, que ocorreu no dia 16 de agosto.  

A alteração foi proposta pela vereadora Mariza Borges (Podemos) e tem como coautores os vereadores: Bruno Gabriel Podemos), Aparecido (Podemos), Tininha (PSD), Zeca da Piscina (PTB), Rogério Fisioterapeuta (PSDB) e Thiaguinho Santos (União Brasil). 

Sobre a Data 

A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O Dia Mundial dos Animais passou então a ser celebrado todo dia 4 de outubro. O dia escolhido é o dia em que se celebra São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e padroeiro da Ecologia (Fonte:UOL/2023).