Itapevi recebe nova frota de ônibus, elevando o transporte público a um novo patamar com o apoio da Câmara Municipal

A cidade de Itapevi está comprometida em proporcionar avanços contínuos e novas conquistas para toda a sua população. Um testemunho desse compromisso foi a entrega simbólica da nova frota de ônibus no último dia 21 de outubro, no estacionamento do Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei – Cidade Saúde), realizada pela Prefeitura.

Essa renovação impactante consiste em 80 veículos que servirão 41 linhas municipais, transportando diariamente aproximadamente 40 mil passageiros. Dentre eles, 40 são veículos zero quilômetros, e os outros 40 possuem uma média de até cinco anos de uso, todos equipados com motores Euro5, que emitem 80% menos poluentes, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente.
O objetivo principal da substituição da frota é proporcionar mais segurança e conforto para a população de Itapevi. Cada um dos novos ônibus está equipado com características de ponta, incluindo wi-fi, ar-condicionado, tomadas com entrada USB para carregamento de smartphones e sistemas de câmeras de monitoramento tanto interno quanto externo. Além disso, cada veículo oferece 39 assentos, alguns dos quais são reservados para gestantes, idosos, deficientes e pessoas com espectro autista.

Dos 80 veículos, 68 serão utilizados nas operações diárias, enquanto os 12 restantes ficarão em reserva, prontos para serem empregados em caso de ampliação da frota em circulação.
Esses novos ônibus são da renomada marca Mercedes-Benz, com carrocerias Caio e Marcopolo, movidos a diesel, e têm um comprimento de 13,4 metros. A aquisição dos veículos foi realizada pela concessionária que presta serviços no município, a Benfica BBTT – Benfica Barueri Transporte e Turismo Ltda, vencedora do processo licitatório finalizado no início deste ano.
A comunidade de Itapevi terá a facilidade de acompanhar a rota dos ônibus e os intervalos de espera por meio do aplicativo Cittamobi, disponível gratuitamente na plataforma Play Store, exclusivamente para dispositivos Android.

Essa conquista notável é o resultado de uma colaboração harmoniosa entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Itapevi, que compreendeu a importância de investir em políticas públicas e serviços que beneficiam a população. O papel do Legislativo, como fiscalizador e incentivador de políticas públicas e serviços para o município, foi fundamental nesse processo de renovação da frota de ônibus.
De acordo com o contrato estabelecido, cada veículo poderá operar por até 10 anos em Itapevi, garantindo que a substituição da frota continue a oferecer maior segurança à população.
A supervisão e a qualidade dos serviços prestados são realizadas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi. Este é um contrato de concessão de 20 anos das linhas municipais de ônibus na cidade, válido de 2023 a 2043, com a possibilidade de ser prorrogado por mais 20 anos, estendendo-se até 2063.
A cidade de Itapevi está mais uma vez demonstrando seu compromisso com o bem-estar de seus cidadãos, garantindo que o transporte público seja seguro, eficiente e moderno. Esta nova frota de ônibus é um marco no caminho da cidade em direção a um futuro mais promissor e sustentável, com a Câmara Municipal desempenhando um papel crucial na fiscalização e no incentivo para que esse progresso se torne realidade.