Eleições 2024: prazo para tirar ou regularizar título termina em 8 maio

A confirmação da residência poderá ser feita por meio de contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, carteirinha do posto de saúde, entre outros

Eleitoras e eleitores têm até 8 de maio, menos de quatro meses, para tirar a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral e votar no pleito municipal de outubro. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.

É possível solicitar as operações sem sair de casa, por meio do autoatendimento eleitoral (clique aqui). Para o atendimento presencial, em Itapevi, o cidadão pode comparecer à Ouvidoria da Câmara de Itapevi, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira ou no Cartório Eleitoral, das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira (endereços abaixo).

Nos dois postos de atendimento presencial, é possível fazer a regularização eleitoral, emitir guias de multa, alterar o domicílio eleitoral, modificar o estado civil, incluir o nome social, imprimir segunda via do título ou da certidão de quitação eleitoral, fazer o primeiro alistamento eleitoral e checar local de votação. Mas para solicitar os serviços, é preciso portar documento oficial de identificação (RG, certidão de nascimento (se pessoa solteira) ou de casamento; Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc);  Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação da pessoa interessada, inclusive a filiação; Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (a versão digital da CTPS não é aceita); quitação militar (para homens que completam 19 anos até dezembro de 2024); comprovante de residência atual – original, digital ou cópia, preferencialmente em nome da pessoa interessada, emitido ou expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento, se possível.

Sobre a mudança de domicílio eleitoral, além do vínculo residencial, vale destacar que o eleitor deverá justificar a escolha do município desde que comprove a existência de conexão afetiva, familiar, profissional ou comunitária.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4141-4472 ramal 205 ou no e-mail: ouvidoria@itapevi.sp.leg.br.

Serviço presencial

Câmara Municipal de Itapevi