Dia Mundial de Combate à Aids

0
149

A Assembleia Mundial de Saúde, da Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial de Combate à Aids em outubro de 1987, com a intenção de unir governos em diferentes continentes no enfrentamento da doença causada pelo vírus HIV.

Segundo dados da UNAIDS – entidade das Nações Unidas para o enfrentamento à doença –, somente em 2022 cerca de 1,3 milhões de pessoas contraíram o vírus HIV no mundo, outros 39 milhões convivem com a doença, enquanto 630 mil indivíduos acabaram morrendo em decorrência do problema.

No Brasil, estima-se que um milhão de pessoas vivem com HIV, segundo informa o site do Ministério da Saúde do país. Destas, 900 mil conhecem seu diagnóstico.

Dados que impactam a vida de milhares de pessoas e reforça a importância do Dia Mundial de Combate à Aids. E ações podem ser adotadas para combater o vírus e informar a sociedade, como o financiamento de estudos e avanços científicos no combate à doença e a adoção de uma comunicação que informe o cidadão sobre as formas de prevenção, do respeito, da tolerância e da solidariedade às pessoas infectadas pelo HIV.

Fontes: Ministério Saúde, ONU, National Geographic