Câmara de Itapevi implanta ação de combate ao racismo

A ação inédita nas câmaras da região Oeste da Grande São Paulo visa combater o racismo na cidade

A Câmara Municipal de Itapevi instalou unidade de apoio às ações de combate ao racismo na cidade, na última sexta-feira, 23. Intitulada Racismo Zero, a medida disponibiliza ao cidadão mais um canal de debate e denúncia de atos racistas.

O serviço pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4141-8041, e-mail: racismozero@camaraitapevi.sp.gov.br  ou de forma presencial na Rua Arnaldo Sergio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi.

Racismo Zero

O Racismo Zero, instalado na Câmara Municipal de Itapevi (Resolução 41/2022), tem como finalidade contribuir na luta contra o racismo estrutural, receber denúncias e sugestões de atividades para combater a prática no município.

Para cooperar no combate ao racismo no município, a unidade administrativa pode propor e realizar convênios com órgãos públicos, organizações não governamentais e universidades com o objetivo de garantir acesso à informação, atendimento jurídico e psicológico às vítimas da discriminação e do preconceito.

Dessa forma, a unidade reforça a missão da Câmara em ampliar o diálogo com a sociedade na busca de uma sociedade igualitária, onde ninguém seja discriminado por causa da cor, gênero, origem, religião, orientação sexual ou deficiência.