Escola do Parlamento de Itapevi lança curso de extensão sobre políticas públicas nas cidades

A ação gratuita, em parceira com o grupo de pesquisa HumanizaCom, discute na ótica da comunicação humanitária e de paz as políticas públicas na perspectiva da Agenda 2030

A Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza da Câmara Municipal de Itapevi (SP) está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária, gratuito, em Dimensão social das políticas públicas nas cidades: perspectivas da Agenda 2030 sob as lentes da comunicação humanitária e de paz. As inscrições online para o curso seguem até 10 de abril no site da escola.

De acordo com a coordenadora do curso, professora doutora Cilene Victor, o objetivo é apresentar os principais conceitos da comunicação na promoção do diálogo entre os atores sociais, no contexto das políticas públicas municipais, e propor os preceitos e práticas da comunicação humanitária e de paz para o fortalecimento da comunicação pública da política nas cidades.

As aulas online serão ministradas nos dias 15, 16, 17, 22 e 23 de abril, com duração total de 20 horas, onde os alunos terão acesso a conteúdos do cotidiano das cidades como políticas públicas municipais, meio ambiente, desinformação, representação social da mulher, inclusão da pessoa com deficiência, instituições humanitárias, mídia e representação social, percepção da realidade, imigrantes nas cidades, alteridade e ética humanitária na política, comunicação humanitária e paz e introdução a semiótica humanitária. As inscrições podem ser feitas no site: http://bit.ly/Extensao2021Itapevi.

O curso também conta com a parceria e certificação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e apoio institucional e científico da Fundação para Governança Global e Sustentabilidade (FOGGS), sediada na Bélgica, Cátedra Unesco UMESP de Comunicação e das revistas Katoikos (Bélgica) e Hermès (França).

Programação:

Curso de Extensão Universitária – Gratuito

15/04 –– Apresentação do curso (17h40 às 18h), Introdução à comunicação humanitária e de paz (18h às 19h), Alteridade e a ética humanitária na política (19h às 21h), Introdução à semiótica humanitária (21h10 às 22h10).

16/04 –– Comunicação e políticas públicas municipais (18h às 20h), Desinformação ou Fake News: ruídos na comunicação pública (20h10 às 22h10).

17/04 – Humanitarismo, representações e percepção da realidade – Profa. Ma. Lilian Sanches (10h às 12h), Comunicação e políticas públicas migratórias (13h às 15h), Comunicação, cotidiano e meio ambiente (15h às 17h).

22/04 – Mídia e representação social (18h às 20h), A representação social da mulher (20h10 às 22h10)

23/04 –Da comunicação às políticas públicas inclusivas e a pessoa com deficiência (18h às 20h), O papel da comunicação das instituições humanitárias, (20h10 às 22h10).

Duração: 20 horas

Local: online via plataforma Zoom

Inscrições: http://bit.ly/Extensao2021Itapevi

Público – alvo: estudantes, pesquisadores, educadores, comunicadores, gestores públicos e pessoas interessadas na temática da comunicação e das políticas públicas municipais.