Vereadores aprovam projeto que antecipa feriados municipais em Itapevi

0
362

Objetivo da prefeitura é criar um ‘mega feriadão’ para diminuir a circulação de pessoas, e com isso atenuar a pressão sobre o serviço de saúde municipal que atingiu 100% de ocupação dos leitos

A Câmara de Itapevi aprovou nesta terça-feira, 23, em sessão remota, o projeto de lei substitutivo 054/2021, que autoriza o Poder Executivo municipal antecipar – de forma excepcional –, feriados municipais durante a pandemia de Covid-19.

A ação proposta pela prefeitura de Itapevi visa reduzir a circulação de pessoas, por meio de um ‘mega feriadão’, em um cenário de explosão de casos de Covid-19 na cidade, região, estado e país.  

Segundo mensagem do prefeito aos vereadores, o sistema público de saúde municipal em Itapevi atingiu 100% de ocupação e a rede particular na cidade se aproxima deste número.

A antecipação de feriados também foi adotada pela prefeitura em 2020, quando o Governo do Estado de São Paulo autorizou a antecipação do feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho. Com a lei municipal, a prefeitura poderá antecipar os feridos locais, como aniversário da cidade, 18 de fevereiro (2022); consciência negra, 20 de novembro (2021); São Judas Tadeu (padroeiro da cidade), 28 de outubro (2021); Sexta-Feira da Semana Santa e Corpus Christi.

A proposta, que agora segue para sanção do prefeito Igor Soares (Podemos), foi aprovado por 15 votos favoráveis e duas ausências.  

Veja quais feriados foram adiantados:

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.