Vereadores solicitam a informatização da rede municipal de saúde

Fruto de uma reunião realizada com a direção do HGI (Hospital Geral de Itapevi) no último dia 19 de abril, os vereadores aprovaram na sessão de terça-feira (24), um requerimento conjunto solicitando a informatização da rede municipal de saúde. Assinaram o documento os vereadores presentes à reunião: Paulo Rogiério de Almeida, Sônia Salvarani, Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Marcos Godoy (Teco), Adilson Perez, Akdenis Kourani e Igor Soares.

Pela justificativa apresentada pelo professor Paulinho, a informatização do sistema visa dar mais agilidade ao processo de marcação de consulta, exames e internações e para tratamento médico prolongado em diversas especialidades: “A falta de integração dificulta a agilidade na continuidade dos serviços prestados em nossas UBS e Prontos Socorros”.

O presidente da Câmara, Bolor ressaltou que a informatização dos serviços municipais é uma tendência cada vez mais observada na atualidade. Justificou que o sistema informatizado de regulação tem como objetivo integrar, numa plataforma on line, todos os serviços que são oferecidos à população: “A maior vantagem desse tipo de informatização é o ganho da eficiência que, somado à transparência do serviço, amplia a capacidade de intervenção e controle dos usuários”.

Com a implantação do Sistema Informatizado, por exemplo, o agendamento da consulta será descentralizado. O paciente poderá ir à UBS ou ao PSF mais próximo e o profissional vai poder marcar o dia da consulta diretamente no sistema que repassa as informações a uma Central de Regulação.

A implantação do sistema segue as orientações do Ministério da Saúde, através da política do PlanejaSUS, que visa um melhor desempenho no controle, avaliação e monitoramento dos procedimentos ambulatoriais. Com isso, o município não estará apenas melhorando a qualidade do serviço, mas também a escala de acesso, aumentando a capacidade de atendimento nas unidades de saúde.

Por tudo exposto, requeremos que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, possa implantar o Sistema Informatizado de Regulação na Rede municipal de Saúde, neste Município.