Vereadores prestigiam lançamento do Programa Educa Itapevi

Os vereadores participaram no último dia 11 de junho do lançamento do Programa Educa Itapevi, em cerimônia na Escola do Futuro do Parque Suburbano, que tem por objetivo fazer da educação municipal uma referência nacional.
O presidente da Câmara, Professor Rafael (Pode), e os demais vereadores avaliaram como positiva a iniciativa do prefeito Igor Soares em assegurar condições de ensino decentes para todos os alunos da rede municipal, com valorização dos professores, incentivo ao uso da tecnologia para o aprendizado e o estabelecimento de uma nova política pedagógica que servirá de base para os investimentos dos próximos anos.
De acordo com as 8 grandes metas de longo prazo definidas pela administração municipal, o programa já começou a ser implementado na cidade e ganhará força, com metas a serem realizadas até 2040 – até lá, porém, a população pode participar da elaboração do Educa Itapevi, mandando propostas e sugestões pelo site itapevi.sp.gov.br.
>>> Dê aqui sua sugestão para o Educa Itapevi!
As contribuições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro.

CONHEÇA O PROGRAMA EDUCA ITAPEVI, SEGUNDO A PREFEITURA

Os objetivos incluem a universalização do ensino em tempo integral para todos os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, com a construção de 15 novas Escolas do Futuro em 15 anos e a garantia de que, até 2040, todas as demais unidades escolares adotem esse regime de ensino.
Além disso, a Prefeitura vai zerar, até 2026, a fila de espera da Educação Infantil, que hoje tem aproximadamente 3 mil crianças.
Para cumprir essa meta, a administração municipal transformará prédios já existentes em novas unidades, sendo o primeiro deles o edifício do Cemeb Professor Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita, que verá seus alunos transferidos para a Escola do Futuro do Santa Rita, para que o imóvel atenda a Educação Infantil.
O mesmo acontecerá com o espaço hoje utilizado pelo Cemeb Jornalista João Valério Neto, em Amador Bueno, que também receberá uma Escola do Futuro, com início previsto para 2020.
O início da municipalização do Ciclo II (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, que hoje é de responsabilidade do Governo do Estado, deve entrar no horizonte a partir de 2030. A medida vai aproximar alunos e professores à realidade pedagógica da cidade, facilitando investimentos e melhorias na qualidade do ensino.
Um desses aprimoramentos será a implementação do Google for Education, uma solução tecnológica para facilitar a vida de alunos e professores, permitindo o acesso a diferentes ferramentas educacionais gratuitas e aumentando o envolvimento das crianças e adolescentes no processo de aprendizado.
Antes disso, a administração tornará, até 2020, pelo menos 20 escolas municipais totalmente acessíveis, garantindo acesso e trânsito cômodo, rápido e fácil às pessoas com deficiência.
O lançamento do Educa Itapevi teve ainda cinco palestras sobre temas relacionados à educação, ministradas por Marcos Magalhães, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE); Alexandre Costa, CEO e fundador da Cacau Show; Milena Mostaco, do Centro Paula Souza; e José Dutra de Barros Neto, do Google For Education.
Ensino profissionalizante e superior
Cabe ao município zelar apenas pelos investimentos no Ensino Fundamental. Essa, porém, é uma visão que não corresponde às necessidades de Itapevi, e por isso a Prefeitura vai priorizar investimentos no ensino superior e profissionalizante.
O município ganhará em breve sua primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia). As conversas com o Governo do Estado começaram em janeiro deste ano. O prédio do atual Cemeb Tarsila do Amaral abrigará o equipamento, após a transferência dos alunos da unidade para a Escola do Futuro do Parque Suburbano.
A Prefeitura também já bateu o martelo: Itapevi terá uma ETEC (Escola Técnica Estadual) no Santa Rita. Para isso, a administração assinou convênio, em 2018, para receber mais de R$ 14 milhões do Governo do Estado destinados à construção da unidade. As obras devem começar ainda em 2019.
E não é só. Para suprir a carência de profissionais de saúde e outras áreas na cidade, a administração municipal buscará criar uma faculdade mista, para atrair investimentos da iniciativa privada. Inovador, o projeto para tirar a instituição do papel foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo Prefeito, transformando-se na Lei 2.669 de 25 de abril de 2019.
Ao todo, o Educa Itapevi reúne em uma só direção um pacote de 34 ações, em andamento ou a serem completas, e que agora seguirão um caminho comum para a concretização dos objetivos propostos pelo programa.
Confira a lista completa abaixo:
Qualidade de ensino
– Reforma de Escolas
– Alimentação equilibrada e nutritiva
– Uniforme Escolar
– Material Didático SESI
– Transporte Escolar Gratuito (TEG)
– Escola do Futuro
– Valorização dos Professores
– Acessibilidade nas escolas
– Saúde nas Escolas
– Fim das escolas de madeira