Vereadores, prefeito e vice tomam posse na Câmara de Itapevi

A cerimônia, restrita devido a pandemia da COVID 19, ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º).

A posse dos 17 vereadores, prefeito e vice-prefeito de Itapevi contou com protocolos de segurança sanitária de prevenção ao novo coronavírus, distanciamento, uso e máscara obrigatório, dispensers de álcool em gel e restrição de público. As medidas têm como base o Decreto estadual n° 65.415/2020, que classificou todo o Estado de São Paulo, em caráter excepcional, na fase vermelha para o período do Ano Novo.

A cerimônia de posse foi presidida pelo vereador Professor Rafael (Pode), que em respeito à memória do emancipador Raul Leonardo e as mais de 190 mil vítimas da COVID-19, pediu um minuto de silêncio aos presentes.

Seguindo o Regimento Interno da Câmara Municipal, Professor Rafael (Pode) recebeu o diploma emitido pela justiça eleitoral dos eleitos no pleito municipal de 2020, declaração de bens e conduziu o juramento de posse dos vereadores para legislatura 2021/2024.Na sequência, o parlamentar empossou o prefeito Igor Soares (Pode) e ao vice-prefeito Teco (PSD), que também fizeram o juramento de exercer o mandato com dedicação, lealdade e cumprir a Lei Orgânica Municipal e as Constituições Estadual e Federal.

Os vereadores de Itapevi vão representar 240 961 habitantes. A cidade tem um PIB de R$ 799,6 milhões para 2021 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,735, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) de 2019.

Eles também são responsáveis pela fiscalização dos gastos do município, propor, debater, votar ou vetar leis municipais, analisar a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelecem as despesas do município. Os parlamentares também estão aptos para assumir funções na prefeitura, uma vez que se licenciem do cargo. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Posse remota

Por estarem se recuperando da COVID-19, o vereador Bruxão Cavanha (PL) e o prefeito Igor Soares (Pode) participaram da posse de forma remota.

Mesa Diretora

Após a sessão de posse, os vereadores   se reuniram para eleger a Mesa Diretora da Casa de Leis para o biênio 2021/2022. Com chapa única, eleita de forma unanime, a mesa será presidida pelo Professor Rafael (Pode), tendo como vice-presidente o vereador Thiaguinho (DEM) e as 1ª, 2ª e 3ª secretarias serão ocupadas, respectivamente, pelas vereadoras Tininha (PSD), Professora Camila Godói (PSB) e Mariza (Pode).

Vereadores legislatura 2021/2024

Akdenis (PSD), Aparecido (Pode), Bruxão Cavanha (PL), Denis Lucas (Republicanos), Doutor Lucas (DEM), Marcelo Alemar (Pode), Mariza Borges (Pode) Mauricio Japa (DEM), Nenezinho (PSD), Professora Camila Godói (PSB), Professor Rafael (Pode), Rogério Fisioterapeuta (PSDB), Sarará (PL), Tininha (PSD), Thiaguinho (DEM), Zeca da Piscina (PTB) e Zetti da Adega (PSB)