Vereadores participam de audiência pública com Prefeitura de Itapevi e Sabesp

Na última quarta-feira, 14 de agosto, o presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof.Paulinho), e o vereador Cláudio Dutra, líder do executivo na Câmara, compareceram a audiência pública promovida pela Prefeitura de Itapevi e pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, promovida no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

A audiência teve como objetivo apresentar e discutir com a população o contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade e apresentar estimativas da concessionária que estão elencadas na proposta de contrato com a cidade, que deverá ser celebrado nos próximos 45 dias.

Prof. Paulinho disse que esse é um dos projetos que beneficia todos os moradores e proporciona qualidade de vida à cidade. “O Plano de Saneamento Básico busca atender de forma planejada toda a população. É um plano que exige metas, exige prazos, e investe na saúde e na qualidade de vida de nossa cidade em longo prazo. Esses investimentos só dão certos ser feitos a partir de planejamento, e esses planejamentos só são possíveis devido a sintonia que existe o Poder Legislativo e o Poder Executivo.” Afirmou.

O vice-prefeito Fláudio Azevedo, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Evangelista Limas, e demais secretários das pastas executivas disse que a criação de uma pasta específica de Meio Ambiente e a criação da lei de Saneamento Básico foram marcos para a cidade em relação à preservação dos nossos recursos naturais, além de afirmar que o esgotamento sanitário e o abastecimento de água são serviços essenciais, mas é necessário adotar políticas públicas de incentivo para prestar o atendimento corretamente.

Conforme dados da empresa, atualmente a cidade conta com 91% de água tratada; 55% em coleta e 32% de tratamento de esgoto. A expectativa é de que até 2020, tanto o serviço de água quanto o de esgoto seja universalizado em 100% dentre os quesitos de abastecimento, coleta e tratamento. A companhia também apresentou os dados de convênio e contrato de prestação de serviços em Itapevi, com ações de curto, médio e longo prazo. Dados da mostra previram um plano de investimento total, até o ano 2041, de R$ 381 milhões destrinchados em água (197 milhões) e esgotamento sanitário (184 milhões).

Reunião com líderes comunitários

Uma outra reunião aconteceu nessa quinta-feira (15), no Espaço Cultural 930, no Jardim Santa Rita, envolvendo Sabesp e Prefeitura. O objetivo do encontro foi de aproximar a empresa da comunidade, identificando assim as principais necessidades de cada bairro apontadas pelos líderes comunitários.

Os vereadores Cláudio Dutra e Inácia Maria, que estiveram presentes no evento, acompanharam o gerente regional da Sabesp, Júlio Sanches, que repassou aos representantes comunitários as estimativas de investimentos e destacou programas como o ‘Córrego Limpo’ (trabalha a recuperação e despoluição dos córregos) e o ‘Se Liga na Rede’ (permite que famílias de baixa renda tenham acesso à rede de esgoto com ligações gratuitas).

Ambos os encontros contaram com representantes da Sabesp, como o gerente do Departamento de Planejamento e Relações Comerciais Meunim Oliveira Jr.; o gerente de Abastecimento de Água Ciro Cesar Lemos; o gerente de Esgotamento Sanitário Roberto Barros; o gerente de Controle de Consumo Edson Margutti; do secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, e demais secretários das pastas executivas, líderes comunitários e munícipes.