Vereadores mirins de Itapevi realizam 2ª sessão ordinária

0
83

Ocorreu nesta segunda-feira, 31 de outubro, no plenário da Câmara de Itapevi, a 2ª sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirim Doutor Hermógenez José Sant`Anna. Na pauta, constou diversos Requerimentos, Projetos e Moções que foram discutidos e votados pelos vereadores mirins.

Na ocasião, houve pedido de votação nominal, justificativa de voto e explicação pessoal. Ao término da sessão, os vereadores mirins foram para a sala de aula da Escola do Parlamento, onde assistiram uma aula do professor e cientista político Ms. Bruno Souza da Silva.

A sessão foi presencial e transmitida ao vivo pelo canal da Escola do Parlamento no YouTube.

A próxima sessão será dia 23 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola do Parlamento no YouTube, não percam!

Confira:

Sobre o programa

O programa Vereador Mirim, criado pela Resolução 06/2015, é uma ação desenvolvida pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, que tem como objetivo promover a integração entre escolas e o Poder Legislativo, permitindo aos estudantes compreender as funções de um vereador, colaborando, desta forma, para o desenvolvimento de cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da vida em sociedade.

O público-alvo do programa são alunas e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas e particulares do município de Itapevi. Os alunos interessados fazem sua inscrição na própria escola e passam por um processo eleitoral com direito a campanha, semelhante às campanhas eleitorais, e os mais votados de cada escola participam de um sorteio onde são escolhidos os 17 vereadores mirins e seus suplentes.

A primeira Legislatura da Câmara Mirim ocorreu no biênio 2018/2019, com a participação de 17 alunos de diferentes escolas do município. Em 2019, a Lei 2537, denominou o programa como Câmara de Vereadores Mirim Vereador Doutor Hermógenez José Sant`Anna em homenagem póstuma ao vereador itapeviense.