Vereadores de Itapevi aprovam nova área para ETEC e lamentam descaso do Governo do Estado

O presidente da Câmara fez coro à insatisfação geral dos seus pares e garantiu que tomará providências mais enérgicas.

A sessão ordinária da última terça-feira, 20 de agosto, na Câmara Municipal de Itapevi, foi marcada por várias críticas ao Governo do Estado. Na ordem do dia, os vereadores de Itapevi aprovaram o Projeto de Lei nº 073/2013, de autoria da Prefeitura, que revoga a doação de terreno para construção da Escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), instituição responsável pelas implantações e gestão das ETECs do Governo do Estado.

O Projeto, aprovado após muitas reclamações dos vereadores sobre o prazos para a construção do edifício, foi referente a doação de um novo terreno que atenda a novas exigências da Centro Paula Souza, que antes contava com o projeto para a implantação de uma escola de pequeno porte, mas que agora pretende instalar uma ETEC de porte médio no município.

Líder do PSD na Câmara, o vereador Luciano de Oliveira Farias (Bolor) criticou os empecilhos tanto do Centro Paula Souza e do próprio Governo do Estado: “A Prefeitura disponibiliza o terreno atendendo às novas exigências dos pedidos e os vereadores aprovam, mas o Governo do Estado não toma providências”.

O vereador Alexandre Rodrigues lamentou o fato de o Governo do Estado não honrar os compromissos assumidos com o município: “É vergonhoso o descaso para com o Itapevi, que há muito sonha em oferecer cursos técnicos e de capacitação à nossa população”.

Julio Portela concordou que Governo Estadual tem deixado muito a desejar: “Para o Governo do Estado, Itapevi aparenta ser uma piada. A obras ou ferramentas gerenciadas pelo próprio em Itapevi são defasadas, mal elaboradas e inacabadas”.

Presidente da Comissão de Justiça e Redação, Roberval Luiz Mendes (Val) disse que, por enquanto, o que se pode fazer é reenviar o projeto para o Estado e aguardar uma resposta positiva: “Não sei mais o que Itapevi tem de fazer para que esta escola técnica venha para a cidade”.

Líder do governo municipal, o vereador Cláudio Dutra informou que a Prefeitura vem atendendo a todas as especificações em relação à doação do terreno para construção da ETEC na cidade: “O prefeito Jaci Tadeu, com aquilo que tem em mãos, tenta promover o que é de responsabilidade de outro órgão”.

O presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) fez coro à insatisfação geral dos seus pares e garantiu que tomará providências mais enérgicas: “O atual governo estadual tem uma dívida imensa com o povo de Itapevi. Tanto o governador quanto os deputados da região fingem se importar com o município, mas não fazem mais do que a obrigação”.

Prof. Paulinho elencou algumas obras já prometidas pelo Estado que têm sido constantemente postergadas, como a Delegacia da Mulher, o Corredor Oeste, essa história maçante da ETEC, entre outras obras e projetos que Itapevi tanto anseia. “Nós vamos cobrar, vamos ficar em cima. Estamos cansados do pão e circo”, afirmou.