Vereadores aprovam proposituras para fazer de Itapevi uma cidade sustentável

0
214

 

“Cidade sustentável é um conceito que prevê diretrizes para melhorar a gestão de uma zona urbana e prepará-la para as gerações futuras”. A frase entre aspas é do desembargador do Estado de São Paulo, Ricardo Cintra Torres de Carvalho, autor do artigo “Apontamentos sobre as cidades sustentáveis”. É neste sentido que os vereadores e vereadoras de Itapevi têm pautado sua atuação parlamentar, aprovando – como se pôde ver na sessão desta terça-feira, dia 6 de setembro, uma série de proposituras que visam fazer de Itapevi uma cidade sustentável.

Para ser sustentável, na avaliação do desembargador do TJ-SP, a administração da cidade deve considerar três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural. “O principal objetivo da cidade sustentável é evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir sua permanência para gerações futuras. Como a maior parte da população mundial vive em zonas urbanas, as cidades se tornaram o epicentro de problemas como a poluição e o desperdício de recursos naturais”, afirmou. [FONTE: https://www.conjur.com.br/2021-jul-31/ambiente-juridico-apontamentos-cidades-sustentaveis]

 

Confira as proposituras aprovadas na sessão desta terça-feira, dia 06/09/2022:

 

REQUERIMENTOS:

REQUERIMENTO Nº 1741/2022 – Autor: WELLINGTON JOSÉ DOS SANTOS (SARARÁ): Solicito do Executivo, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Igor Soares Ebert, Prefeito Municipal, para que seja implantado um projeto “Brincando no Parque” no período de férias, em prol do lazer das crianças.

REQUERIMENTO Nº 1743/2022 – Autor: WELLINGTON JOSÉ DOS SANTOS (SARARÁ): Solicito do Executivo Requeiro informações do Poder Executivo Municipal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Igor Soares Ebert, Prefeito Municipal, para que possa implantar um programa de prevenção de acidentes com a contratação de profissionais em prol do auxílio da travessia das crianças nas escolas que se localizam em avenidas movimentadas.

REQUERIMENTO Nº 1744/2022 – Autor: WELLINGTON JOSÉ DOS SANTOS (SARARÁ): Solicito do Executivo na pessoa do Excelentíssimo Sr. Igor Soares Ebert, para implantar um Viveiro Municipal, em Itapevi.

REQUERIMENTO Nº 1746/2022 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI (JAPA): Solicita do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Igor Soares Ebert, junto a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sr. Claudio Dutra Barros, se há estudos para uma adesão com o Governo Federal via Ministério da Cidadania, aos cuidados do Sr. Ronaldo Vieira Bento, sobre o programa “Segundo Tempo”.

REQUERIMENTO Nº 1750/2022 – Autora: CAMILA GODOI DA SILVA RODRIGUES (PROF.ª CAMILA GODÓI): Requeiro informações do Executivo, junto à Secretaria competente para que sejam sinalizados nos órgãos públicos da nossa cidade o atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia, conforme Lei Municipal 2.737/2019.

REQUERIMENTO Nº 1751/2022 – Autor: LUCAS GABRIEL CORREIA SILVA MARTINS (DOUTOR LUCAS): Solicito informações do Executivo, junto a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, se há a viabilidade de executar estudos para a Implantação de Redutor de Velocidade na Rua Adilson Soares dos Santos, altura do número 80, Jardim Julieta, neste Município.

REQUERIMENTO Nº 1752/2022 – Autor: LUCAS GABRIEL CORREIA SILVA MARTINS (DOUTOR LUCAS): Solicito informações do Executivo, junto a Secretaria Competente, se há a viabilidade de executar estudos para Implementar Melhorias na Infraestrutura na Rua Carlos Guimarães, Conjunto Habitacional – Setor A, neste Município.

REQUERIMENTO Nº 1753/2022 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI (JAPA): Solicita informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Igor Soares Ebert, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Sr. Walter Tanoue Hasegawa, qual é o prazo para que seja oficializada a viela Antônio Conselheiro, bairro Jardim Paulista, nesta urbe

REQUERIMENTO Nº 1754/2022 – Autora: ERONDINA FERREIRA GODOY (TININHA): “Requeiro Informações do Executivo se há estudos para a adesão do Município de Itapevi no Programa Viver Melhor do Governo do Estado de São Paulo. ”

REQUERIMENTO Nº 1755/2022 – Autora: ERONDINA FERREIRA GODOY (TININHA): “Requeiro informação junto à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a CPTM e a Via Mobilidade, sobre a possibilidade de implantação de pontos virtuais, do convênio firmado entre a CPTM e a Uber, nas estações Engenheiro Cardoso, Itapevi, Santa Rita e Amador Bueno, da Linha 8 Diamante. ”

REQUERIMENTO Nº 1757/2022 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI (JAPA): Solicita informações do Poder Executivo na pessoa do Senhor Prefeito Igor Soares Ebert, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Animal, Sr. Paulo Rogiério de Almeida, sobre a possibilidade de adesão ao “Programa Município Verde Azul”, do Estado de São Paulo.

REQUERIMENTO Nº 1761/2022 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI (JAPA): Solicita informações da BB Transporte e Turismo, sobre a possibilidade da isenção da taxa na aquisição da segunda via do cartão Benfácil.

REQUERIMENTO Nº 1763/2022 – Autor: DONIZETTI DIAS CARVALHO (ZETI DA ADEGA): Requeiro ao Governo Municipal, na pessoa do Prefeito Igor Soares, informações sobre a construção de uma Quadra Poliesportiva na CEMEB Roberval Luiz Mendes da Silva localizada na Via Vesper – Nº 33 – Bairro: Parque Mira Flores – CEP: 06683-260 – Itapevi – S.P.

REQUERIMENTO Nº 1764/2022 – Autor: CICERO APARECIDO DE SOUZA: Solicita ao Prefeito Igor Soares, chefe do Poder Executivo, informações junto a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, estudos para que seja Implementado Mesas de Piquenique no Parque da Cidade – Itapevi – SP.

REQUERIMENTO Nº 1766/2022 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI (JAPA): Solicita informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Igor Soares Ebert, junto à Secretaria Municipal de Educação, Sra. Eliana Maria da Cruz Silva, estudos para a realização do Projeto Festival Aquático da Educação.

 

MOÇÃO:

Moção de Aplauso nº 551/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): Ao Sr. Jhon Nilson Assalim Paixao mais conhecido com Jony em reconhecimento ao excepcional trabalho social voltado a reunir crianças e adolescentes na pratica de futebol na região do Jardim Vila Gioia e regiões próximas, nesta municipalidade.

Moção de Aplauso nº 552/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): “A Sra. Sandra Silva Santos, por sua excelente contribuição para a cidade de Itapevi, no que tange o desenvolvimento da cidade como um todo”.

Moção de Aplauso nº 553/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): “Ao Sr. Davidson Domingues Alberto mais conhecido como Sr. David em reconhecimento ao excepcional trabalho desenvolvido no bairro Jardim Vitapolis, nesta municipalidade”.

Moção de Aplauso nº 554/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Ingrid Freire Felipe, Diretora da CEMEB Jornalista João Valério de Paula Neto, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 555/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Shirley Brandão Xavier, Diretora da CEMEB ROSANA MINANI, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 556/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Maria Alves de Souza, Diretora da CEMEB Profª Alice Celestino Izabo Ramar, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 557/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Rosana de Cássia Pinheiro Diretora da CEMEB Maria José de Faria Biagioni, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 558/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Maria Cristina Vieira Diretora da CEMEB APECATU Associação, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 559/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Daniela Aparecida Moraes Teixeira Diretora da CEMEB Roberval Luiz Mendes da Silva, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 560/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Valdenice de Fatima Correa Figueiredo Diretora da CEMEB Professora Evany Camargo Ribeiro, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 561/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Leticia Silvério de Queiroz Diretora da CEMEB Machado de Assis, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 562/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Janete Silva Guerre Protta Diretora da CEMEB Antonio Gonçalves Dias, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 563/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Dagmar Maria P. Ferreira Espíndola, Vice-Diretora da CEMEB Jornalista João Valério de Paula Neto, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 564/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Alzenir Silva Arruda de Almeida, Vice-Diretora da CEMEB Roberval Luiz Mendes da Silva, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 565/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Marlene Pereira da Silva Nascimento Vice-Diretora da CEMEB Professora Evany Camargo Ribeiro, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 566/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Maria Madalena Jacob, Vice-Diretora da CEMEB Machado de Assis, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 567/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Débora Sales Domingues Silva, Vice-Diretora da CEMEB Antônio Gonçalves Dias, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 568/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Fabiana Grisotto, Vice-Diretora da CEMEB ROSANA MINANI, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 569/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Maria Soraia dos Santos Oliveira Diretora da CEMEB Monteiro Lobato, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 570/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Ivany Martins Crespo Tuca, Vice-Diretora da CEMEB Monteiro Lobato, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 571/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): “A Sra. Maria Auxiliadora Mariano da Silva Santana, Vice-Diretora da CEMEB Monteiro Lobato, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral”.

Moção de Aplauso nº 572/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): “A Sra. Glaucia dos Santos Martins Vital Diretora da CEMEB Cora Coralina, por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral”.

Moção de Aplauso nº 576/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Andreza Oliveira integrante do 2º Coletivo Pena de Multa, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Pena de Multa e a suspensão do direito ao voto”.

Moção de Aplauso nº 577/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Danielle Oliveira integrante do 3º Coletivo Mulheres na Política, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Mulheres na Política, que trata da representatividade feminina na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”.

Moção de Aplauso nº 578/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): Ao Sr. Eduardo Viero Schmitt integrante do 1º Coletivo Fonte 5, participante e um dos vencedores do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos. ”.

Moção de Aplauso nº 579/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Giovana Dutra integrante do 3º Coletivo Mulheres na Política, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Mulheres na Política, que trata da representatividade feminina na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”.

Moção de Aplauso nº 580/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Jennifer Larice integrante do 2º Coletivo Pena de Multa, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Pena de Multa e a suspensão do direito ao voto”.

Moção de Aplauso nº 581/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Karla Samara do Nascimento Santos integrante do 1º Coletivo Fonte 5, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos. ”.

Moção de Aplauso nº 582/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): Ao Sr. Luiz Felipe Silva Barbosa integrante do 1º Coletivo Fonte 5, participante e um dos vencedores do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos. ”.

Moção de Aplauso nº 583/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Malu Dacio a integrante do 3º Coletivo Mulheres na Política, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Mulheres na Política, que trata da representatividade feminina na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”.

Moção de Aplauso nº 584/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Tainá de Oliveira Araújo integrante do 1º Coletivo Fonte 5, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos”.

Moção de Aplauso nº 585/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Victória Borges a integrante do 3º Coletivo Mulheres na Política, participante e uma das vencedoras do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Mulheres na Política, que trata da representatividade feminina na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”.

Moção de Aplauso nº 586/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): Ao Sr. Vinicius Costa Souza integrante do 1º Coletivo Fonte 5, participante e um dos Página 10 de 11 vencedores do Curso e Prêmio Ricardo Boechat do ano de 2022, mantido pela Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, pela Reportagem: “Água e Saneamento: um direito de todos, e um privilégio para poucos. ”.

Moção de Aplauso nº 587/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Maria Aparecida Cândida do Santos Diretora da Escola Irmãs Salesianas (Recanto Cruz Grande), por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 588/2022 de autoria do Vereador Rafael Alan de Moraes Romeiro (PROFESSOR RAFAEL): A Sra. Teresinha dos Santos Diretora Presidente da Escola Irmãs Salesianas (Recanto Cruz Grande), por seu trabalho de excelência, voltado para uma administração escolar pedagógica no âmbito profissional de uma maneira em geral.

Moção de Aplauso nº 594/2022 de autoria do Vereador Mauricio Alonso Murakami (JAPA): Ao Senhor Felipe Matheus Martins de Jesus, pelo excelente trabalho que vem realizando em nosso Município.

Moção de Aplauso nº 595/2022 de autoria do Vereador Mauricio Alonso Murakami (JAPA): Ao Senhor Sebastião Jerônimo de Sousa, pelo excelente trabalho que vem realizando em nosso Município.

 

INDICAÇÃO: Nº 1709 a 1716/2022

 

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei nº 131/2022 de autoria do Vereador Donizetti Dias Carvalho (ZETI DA ADEGA): “Dispõe sobre a denominação “Base Comunitária da Guarda Civil Municipal Luiz Miguel Dias” à atual Base da Guarda Civil Municipal localizada na Praça Paulo França, loteamento Jardim Amador Bueno, município de Itapevi/SP e dá outras providências”.

Emenda 001 ao Projeto de Lei nº 131/2022

Emenda 002 ao Projeto de Lei nº 131/2022

Projeto de Resolução nº 027/2022 de autoria do Vereador Cícero Aparecido de Souza: “Altera os incisos VI dos arts. 65 e 67 da Resolução nº 030 de 19 de outubro de 2021, que – Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Itapevi”

Projeto de Decreto Legislativo nº 086/2022 de autoria da Vereadora Mariza Martins Borges: “Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadã Itapeviense a Sonia Regina Barboza e dá outras providências”.

Projeto de Decreto Legislativo nº 087/2022 de autoria da Vereadora Mariza Martins Borges: “Dispõe sobre a outorga de Diploma de Mérito Policial a GCM Feminina aposentada senhora Sonia Regina Barboza e dá outras providências”.