Vereador Thiaguinho quer bicicletas para catadores de lixo em Itapevi

Com desejo de implementar modelos adotados em outras cidades brasileiras, o vereador Thiaguinho (PSL) questiona a prefeitura de Itapevi sobre a realização de convênio com as cooperativas de reciclagem da cidade, visando o fornecimento de bicicletas aos catadores de material reciclado. O requerimento foi aprovado na sessão do dia 19 de novembro, na Câmara de Itapevi.

No documento, o parlamentar elencou pontos para serem respondidos pela prefeitura: há a viabilidade de convênio com entidades para disponibilizar bicicletas?; em quanto tempo este serviço pode ser iniciado? e se existem impedimentos e quais são eles?

O pedido é inspirado em um programa implantado na capital alagoana, Maceió, chamado de “Projeto Relix”, que tem ampliado as ações de reciclagem na cidade. As bicicletas, chamadas de “Ciclolix”, são equipadas com recipiente próprio para depósito de lixo reciclável. “O uso de bicicletas poderá substituir, ao longo do tempo, as “carroças” e os animais de carga que ainda circulam pelas ruas de Itapevi, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores”, afirmou Thiaguinho.