Vereador Renatinho questiona prefeitura sobre cadastro de pessoas desaparecidas

0
576

A Câmara de Itapevi aprovou em plenário, na manhã desta terça-feira, 16, requerimento que questiona a prefeitura sobre a adoção de cadastro municipal de pessoas desaparecidas. 

Segundo Renatinho (DC), autor do documento, nas cidades onde foi implantado o cadastro tem a finalidade de facilitar a busca, localização e identificação de pessoas desaparecidas, além de ser mais uma ferramenta de auxílio as famílias que tem um familiar desaparecido.

No documento, o vereador destaca que o estado de São Paulo lidera a estatística nacional com 242.568 registros de desaparecimentos. “Um fator preocupante para o estado e por meio da implantação do cadastro Itapevi pode contribui para diminuir esse triste número”, disse o vereador. 

Renatinho ainda destaca que o cadastro municipal pode ser integrado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e ao Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, para ampliar a possibilidade de localização de uma pessoa desaparecida. 

Aprovado de forma unanime, o requerimento será encaminhado ao prefeito e a secretária municipal de desenvolvimento social e cidadania.

Ação da Câmara

Para auxiliar nas buscas de pessoas desaparecidas na cidade, a Câmara Municipal de Itapevi disponibiliza em seu site espaço para divulgação de fotos de pessoas desaparecidas em Itapevi. A ação foi regulamentada por meio da Resolução 12/2016.