Vereador pede biblioteca nos bairros de Itapevi

Estudos apontam que o hábito de ler aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, além de proporcionar um enriquecimento cultural ao leitor.  Esse é um dos argumentos utilizado pelo vereador Aparecido (Pode) durante a provação do seu requerimento que pede a implantação de bibliotecas nos bairros de Itapevi.

O documento foi aprovado na sessão da última terça-feira, 25, de forma unanime pelos vereadores.

Segundo o vereador, a implantação de bibliotecas nos bairros democratizará o acesso à leitura. Confira a defesa do requerimento feita pelo vereador em plenário.

Aparecido ainda reforça que o pedido vai ao encontro da lei federal 13.696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita, como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas.

O requerimento será encaminhado à prefeitura de Itapevi.

Leitura no Brasil

Segundo dados do Instituto Pró-Livro, considera-se “leitor” aquele que leu pelo menos um livro (inteiro ou em partes) nos últimos três meses. Os dados de 2016 revelam que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano.

Ainda segundo a pesquisa, entre os principais motivos que impulsionam os leitores brasileiros estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%). Todas essas motivações integram o papel civilizador da leitura. Já a primeira razão apresentada pelos leitores como obstáculo para o aumento da leitura é a falta de tempo (43%).