Tecnologia garante trabalho remoto da CMI durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 impôs um isolamento social necessário para evitar o contágio de mais pessoas pelo novo coronavírus, e para garantir a segurança dos servidores, vereadores e população, a Câmara Municipal de Itapevi (CMI) apostou na tecnologia para manter o órgão funcionando.

As ações para garantir o funcionamento remoto da Casa de Leis iniciaram em março de 2020, quando o Governo Federal decretou estado de calamidade pública, por meio de reuniões envolvendo diferentes setores da CMI e vereadores. O que resultou na regulamentação dos trabalhos e na implantação de sistemas que garantiram o atendimento remoto da população, atividades administrativas, sequência no processo legislativo e a realização de sessões e audiências públicas por meio de videoconferência.

Segundo o presidente da CMI, vereador Professor Rafael (Podemos), a instituição não se desconectou da sociedade. “A internet foi o meio que encontramos para manter a Câmara de Itapevi conectada com o povo, além de garantir que cada cidadão continuasse participando dos debates das políticas públicas que ocorram desde o início pandemia”. Ele reforça que manter a Câmara funcionando só foi possível devido ao empenho dos servidores.

Desde 2020, a CMI conta com ações remotas que vão do atendimento a inclusão. Confira:

Plenário Virtual

A Câmara Municipal de Itapevi realizou a primeira sessão remota da sua história no dia 2 de abril de 2020. A primeira deliberação remota tinha na pauta medidas de combate ao novo coronavírus na cidade.

Audiência pública virtual

Com o Plenário Bemvindo Moreira Nery fechado, devido à pandemia, as audiências públicas foram realizadas virtualmente, para garantir a participação do público e dos vereadores de forma segura.

Acessibilidade

Para garantir o acesso pleno à informação, desde janeiro (2021), o conteúdo em texto do site da CMI é traduzido para a língua brasileira de sinais (LIBRAS), por meio do software VLibras.

Educação

As atividades da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza também foram adaptadas para o ambiente virtual. Desde o ano passado, a escola vem realizando lives sobre diferentes temas de interesse social, cursos e palestra. Neste ano, já promoveu cursos de capacitação online para os servidores da CMI e da prefeitura, curso de extensão universitária gratuito e lives.

Ouvidoria

Mesmo com restrições, impostas pela pandemia de Covid-19, a Câmara de Itapevi seguiu atendendo o cidadão por meio dos seus canais digitais no Facebook e no Instagram, chat e e-mail.