CURSO E PRÊMIO RICARDO BOECHAT DE JORNALISMO POLÍTICO 2020

Em reconhecimento ao trabalho jornalístico do ancora da TV Bandeirantes e da rádio Band News FM, Ricardo Boechat, a Câmara Municipal de Itapevi lança o Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, destinado a estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados a partir de 2015.

O curso e prêmio serão desenvolvidos pela Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, em parceria, com a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e o grupo de pesquisa “Jornalismo Humanitário e Media Interventions, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento da cobertura da pauta política, alinhado às novas formas de produção e veiculação de conteúdo em plataforma multimídia.

O curso terá 60 vagas destinas aos estudantes e recém-formados, além de mais cinco vagas destinadas a jornalistas refugiados, para que eles conheçam o sistema político do país.  Dividido em duas fases, os participantes terão aulas com professores especialistas, mestres e doutores na área política, na primeira fase, durante os meses de setembro a dezembro de 2019.

Na segunda fase, de janeiro a abril de 2020, eles terão aulas práticas, em coletivos, ministradas por profissionais de comunicação para elaborar as pautas que concorrerão ao prêmio em 1º de junho de 2020.

As reportagens produzidas pelos coletivos serão premiadas nas seguintes categorias: Pauta, Artigo de Política, Crônica, Editorial de Política, Reportagem, Notícia, fotojornalismo e Edição. Cada participante dos coletivos receberá um papiro.

O Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político foi criado por meio da Resolução 4/2019, de autoria dos vereadores Professor Rafael (Pode), Eduardo Kiko (Pode), Aparecido (Pode), Chambinho (PL) e Thiaguinho (PSL).

Apoio: Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Cotas (ABEL), Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL), Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis), Senado Federal, RDX Comunicação, Digital 5, União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Diário da Região, CDN Comunicação, Rádio Stilo, Fundação Escola de Sociologia Política do Estado de São Paulo (FESPSP) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Telefone: 4141-4472 Ramal 222

e-mail: premiojornalismo@camaraitapevi.sp.gov.br

Inscrições: bit.ly/CursoePremioRicardoBoechatdeJornalismo